Para saber ainda mais

CoronaVac e Oxford/AstraZeneca: como funcionam as vacinas contra a covid-19?

Fruto da pesquisa e do pensamento científico, os imunizantes são ferramenta poderosa no controle da pandemia. Aprofunde-se nas duas vacinas disponíveis atualmente no Brasil com um infográfico

Ilustração de seringas de vacinação e braços
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

No início de 2020, quando o mundo todo parou por conta de uma doença até então desconhecida que se espalhava velozmente, não era possível estimar quando existiria uma vacina eficaz contra a covid-19.

No entanto, graças aos conhecimentos científicos, ao investimento na pesquisa e no grande interesse de governos e empresas, os imunizantes foram desenvolvidos em tempo recorde na corrida por uma vacina capaz de combater a doença.

Dois deles já chegaram ao Brasil: as vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a indústria biofarmacêutica chinesa Sinovac, e a Oxford/AstraZeneca, a cargo da universidade britânica e da Fiocruz. Ambas já estão sendo aplicadas nos profissionais da Saúde e outros grupos prioritários - e são também assunto no meio acadêmico, na mídia e nas redes sociais. Uma delas virou até tema para música funk: Vacina Butantan, de MC Fioti.  

Os próximos capítulos da história ainda estão sendo escritos: se você acompanha o noticiário já sabe que há dificuldades políticas, logísticas e técnicas e ainda falta algum tempo até todos receberem ou mesmo saberem a data marcada para comparecer aos postos de vacinação. 

Ainda assim, vale a pena conhecer como as vacinas funcionam – e compartilhar os conhecimentos com seus alunos e colegas professores. Clique no botão abaixo para abrir, salvar no seu computador ou celular e saber mais sobre as vacinas contra a covid-19.

BAIXE O INFOGRÁFICO

Infográfico sobre as vacinas liberadas pela anvisa, Brasil

Mais sobre esse tema