Para se inspirar

8 estratégias para reativar o prazer pela leitura

Da exploração da biblioteca aos debates literários: saiba como incentivar o hábito de ler no Fundamental 2

Ler em voz alta e respeitar as preferências literárias dos estudantes ajudam a estimular o hábito nos alunos. Ilustração: Silva

Passada a fase de contação de histórias que tanto fascina os alunos da primeira infância, a leitura parece perder seus encantos nos anos seguintes de educação. Para reativar o prazer pela leitura, deixando de lado a pecha de atividade obrigatória, a NOVA ESCOLA juntou um time de especialistas que, com base nesta habilidade (EF69LP46) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborou as estratégias abaixo para serem colocadas em prática na sala de aula, confira:

Explore a biblioteca da escola
Vá com a turma ao local para mostrar os títulos disponíveis, comente as características de cada gênero literário para apoiar as escolhas dos alunos e estimule a leitura ali, na própria biblioteca. Mostre que aquele espaço permite a retirada de livros, mas também acolhe quem busca um lugar tranquilo para ler.

Estimule as conversas sobre as leituras
Promova rodas de conversas para os alunos trocarem impressões sobre os livros que estiverem lendo. Chame também os mais velhos para compartilharem suas leituras com os mais novos. Essa ação é motivadora porque torna a atividade interessante aos olhos dos adolescentes e, também, inclusiva na medida que une perfis diversos de alunos, formando um grupo de leitura.

Respeite as escolhas literárias dos estudantes
Deixe de lado o preconceito com autores, temáticas e obras que não sejam do seu gosto pessoal. Encare as leituras de best-sellers ou livros para os quais a academia entorta o nariz como oportunidades para entender os estilos preferidos pelos alunos e, posteriormente, sugerir obras do mesmo gênero consideradas mais desafiadoras.

Contextualize a importância de obras consagradas
Ao sugerir a leitura de determinado título, busque mostrar a relevância dele na literatura nacional ou mundial. Vale destacar aspetos da obra que também despertaram o prazer da leitura em você, professor!

Proponha a leitura em grupo para livros mais complexos
Ler junto com os alunos uma obra considerada mais desafiadora dá oportunidade para o debate coletivo dos pontos-chaves do livro, como a estética e os artifícios linguísticos usados por aquele autor. Além de apoiar a compreensão geral da obra, de quebra, essa atividade também ajuda o professor a mapear a competência leitora da turma.

Incentive as leituras em voz alta
Estudantes mais velhos podem ler para os mais novos ou mesmo criar audiobooks ou podcasts a partir da gravação das próprias vozes. No Fundamental 2, a ideia não é mais analisar a fluência da leitura, mas estimular a interpretação e o entendimento das obras.

Trabalhe com as releituras feitas de uma obra
Traga para a sala de aula músicas, poemas, filmes e demais manifestações artísticas – até memes valem! – tudo que foi criado a partir de um livro consagrado. Essa atividade pode ajudar a ampliar a compreensão da obra, além de mostrar as diversas interpretações feitas a partir dela.

Leia você também!
O professor entusiasta da leitura – que é, ele próprio, um leitor – é capaz de estimular ainda mais o hábito entre os alunos. Ele também adquire mais conhecimento sobre estilos, temáticas e autores, capaz de gerar repertório vasto que será usado na prática em sala de aula.

 

 

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