Para saber ainda mais

5 dicas para ensinar matemática a alunos surdos

Recursos visuais e trabalhos coletivos podem despertar o interesse pela disciplina e apoiar a compreensão de estudantes com deficiência auditiva

Alunos com deficiência auditiva na EMEBS Anne Sullivan. Foto: Christian Braga/Nova Escola

Com a maior presença de alunos com deficiência auditiva nas escolas aumenta também a busca por materiais e planos de aula que trabalhem melhor a aprendizagem em sala. O que, de prático, o professor pode propor? Confira, abaixo, algumas dicas de NOVA ESCOLA:

1. Transforme conteúdos em materiais palpáveis: jogos, atividades e dinâmicas que utilizem recursos que podem ser manipulados – como recortes, papéis, objetos do cotidiano – têm impacto positivo e podem ser adaptados para o ensino da disciplina.

2. Use e abuse de recursos visuais: vídeos (gravações e animações) e imagens (fotografias, ilustrações) podem ajudar a materializar conteúdos mais abstratos.

3. Trabalhe em parceria com o intérprete de Libras: atue com o profissional, compartilhando planos de aula e atividades que serão aplicadas em sala.

4. Olhe individualmente para cada aluno: cada estudante surdo vai absorver o conteúdo programado de uma maneira. Fique atento para apoiar nas dificuldades e potencializar as habilidades.

5. Promova atividades coletivas de aprendizado: dinâmicas entre estudantes ouvintes e surdos podem melhorar a capacidade de compreensão dos dois grupos. Por isso, estimule as atividades conjuntas.

Abaixo, listamos ainda livros, apostilas e outros materiais que podem apoiar um plano de aula efetivo no ensino de matemática para alunos com deficiência auditiva:

- Livro Minha Tabuada em Libras (2013), de autoria de Mariê Augusta de Souza Pinto: publicação vinculada ao Setec/MEC contextualiza a importância do uso da Libras na escola, mostra a representação dos números na linguagem e traz também atividades de adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Vídeo A Vida em Libras – Matemática: capítulo da série exibida pela TV Ines traz os fundamentos da matemática. Conduzido por um intérprete de Libras, o vídeo apoia o público surdo na compreensão de conceitos matemáticos, como métricas de espaço e volume, entre outros. Como tem locutor, o material também atende ao público de alunos ouvintes.

- Experiência “Matemática para Alunos Surdos: Sinais básicos de comunicação” : o projeto da professora Maria Helena Szczepaniak, no Colégio Estadual Padre Sigismundo (EFMNP), localizado em Laranjeiras do Sul (PR), foi divulgado pelo governo estadual, em versão on-line, em um volume do material “Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE”. Traz exercícios para serem aplicados em aula com alunos surdos.

Para quem quiser entender melhor Libras:

- Introdução à Libras: curso a distância sobre a Língua Brasileira de Sinais, hospedado no portal Escola Virtual, vinculado ao governo federal. Dá amplo panorama sobre a deficiência (causas, graus de perdas auditivas, legislação específica etc.), além de indicar exercícios práticos para iniciar a comunicação por sinais.