Parceria:

PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Matemática: Organizando os gastos para cuidar do projeto de vida

Crie uma planilha de orçamento com os alunos do Ensino Médio para ajudá-los a refletir sobre organização financeira e objetivos para o futuro

Ilustração de professora apresentando planilha de gastos para os alunos na sala de informática.
Ilustração: Veridiana Scarpelli/NOVA ESCOLA

Um dos propósitos do Ensino Médio é apoiar os estudantes na reflexão sobre seus interesses, sonhos e objetivos para que possam desenvolver seus projetos de vida. Nesse sentido, a BNCC destaca a importância de “valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualificar os processos de construção de sua(s) identidade(s) e de seu projeto de vida”.

A Educação Financeira é um dos elementos para isso, quando promove, por exemplo, a importância de um consumo consciente e ferramentas para se organizar financeiramente.

Nesta atividade, Cícero Inácio, professor de Matemática e integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, sugere criar planilhas de gastos pessoais com os alunos para ajudá-los a organizarem suas finanças e apoiarem suas famílias no planejamento do orçamento familiar.

divisória de atividade especial C6 bank

Controlando o orçamento para transformar planos em realidade

Reflita sobre organização financeira com os estudantes a partir da criação de planilhas de gastos

Indicado para: Ensino Médio

Materiais: Acesso à internet; plataformas síncronas (como Google Meet e Zoom) em caso de aulas remotas; Excel ou Google Sheets e YouTube.

Na BNCC: EM13MAT203 - Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar e simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.

1. Introduza o tema: Comece a aula perguntando se os alunos ou seus familiares têm o hábito de anotar os gastos pessoais. Caso sim, questione se isso faz diferença na organização das finanças. O objetivo desse primeiro momento é discutir sobre a importância de um controle financeiro adequado desde a adolescência. Assim que os alunos começarem a trabalhar e a receber um salário, esse domínio fará toda a diferença para boas tomadas de decisão.

2. Apresente materiais e conceitos. Compartilhe com os estudantes o vídeo abaixo sobre organização financeira. A ideia é discutir sobre o que são gastos essenciais (como aluguel, água e luz), reserva de emergência, renda complementar e investimentos. Aqui, você também pode discutir quais os planos dos alunos para o futuro: comprar uma casa, um carro, fazer faculdade? O objetivo é refletir sobre como os conceitos apresentados podem ajudá-los a atingir esses sonhos. Para complementar a discussão, envie o seguinte texto para eles: “9 dicas para organizar as suas finanças pessoais”.

3. Incentive-os a buscarem exemplos: Peça que os alunos conversem com as famílias sobre como são os gastos em casa. Eles devem coletar valores de gastos essenciais e extras, incluindo cartão de crédito. O objetivo é discutir com os alunos como organizar esses valores em tabelas para que consigam ter controle das finanças a longo prazo.

4. Mostre como criar uma planilha: Na aula seguinte, os estudantes devem dividir-se em grupos para criar uma planilha de gastos pessoais. Eles podem criar uma situação hipotética ou utilizar as informações coletadas com a família nesse caso, mostre como a planilha pode ajudar na organização financeira doméstica. É possível seguir um modelo previamente programado (confira uma exemplo aqui) ou, se quiser ir além, criar uma planilha usando as funções matemáticas do Excel. O vídeo a seguir traz um breve tutorial.

5. Proponha uma reflexão: Discuta com os alunos qual a importância da planilha como ferramenta para o planejamento financeiro a longo prazo. Retome os planos citados pelos estudantes (compra de imóvel, de carro etc.), refletindo de que forma a organização do dinheiro a partir de uma planilha pode ajudá-los a conquistar os objetivos.

6. Sistematize: Faça uma atividade final com o tema “Planos para o meu futuro”, na qual os alunos devem colocar as reflexões e os aprendizados provocados pela aula. Este produto final pode ser em texto, vídeo ou qualquer outro formato com o qual se sintam confortáveis. É esperado que eles respondam à seguinte pergunta: “O que desejo para a minha vida financeira e o que preciso fazer para alcançar esse objetivo?” Para finalizar, dê espaço para que eles apontem aspectos positivos e outros que podem ser melhorados na atividade.

divisória de fechamento especial C6 Bank