Mão na massa

A casa da gente: um espaço para fazer experimentos científicos

Com muita segurança e uma dose de curiosidade, é possível incentivar os alunos a investigarem o que acontece no cotidiano

Animação de garoto andando pela casa. Elementos ícones e símbolos mostram o que acontece por trás de todas as atividades químicas e físicas do dia a dia.
Ilustração: Rodrigo Damati/NOVA ESCOLA

Foi justamente um professor de Ciências que despertou a atenção da professora Carla Fernanda Ferreira Pires, quando criança, para o fato de que a ciência faz parte da vida das pessoas. “Ele mostrava que ela estava ao nosso alcance, não apenas restrita aos laboratórios ou destinada a algumas pessoas de inteligência acima da média”, recorda Carla, que atualmente leciona na EM Rio de Janeiro e na EM Presidente Arthur Costa e Silva, na capital fluminense.

Com os alunos, ela busca trabalhar bastante a questão de que é cientista quem estuda ciências, logo, eles também podem atuar como tal e se apropriar de conceitos científicos que acontecem cotidianamente, mas que nem sempre notamos. “Quando falo que eles também são cientistas, eles aguçam os sentidos para isso”, conta. “Até porque alguns experimentos realizados em laboratórios são vivenciados por eles em casa, a todo momento.” A água ferve na chaleira e vira gelo no congelador, o detergente elimina o óleo do tacho de fritura, algumas frutas amadurecem se expostas ao sol, a lâmpada de filamento esquenta quando acesa, mas a flourescente, não… Observar os fenômenos, se perguntar por que ocorrem… É fazer ciência, ora! 

A pedido de Nova Escola, Carla elaborou três propostas de experimentos para serem realizados em casa pelos estudantes. Vale lembrar, porém que antes de colocá-los em prática, é bacana instigar a turma sobre o que acontece a cada etapa, antes da apresentação do conceito relacionado. Como explicar o que aconteceu? O que vocês observaram antes e depois? Por que será que esse foi o resultado final? Poderia ter sido diferente? Como? Por quê? Se a experiência fosse repetida, o resultado seria o mesmo? Confira as sugestões, organizadas em fichas para trabalhar com os alunos. Na frente de cada uma, eles têm acesso aos objetivos e materiais necessários e às orientações para realizar o experimento, além de um espaço para registrarem o que aconteceu, dúvidas etc. No verso, uma explicação detalhada sobre o que aconteceu e os porquês. 

divisória

1. Visão e iluminação

Foco: 6º ano

Habilidade da BNCC: EF06CI08

BAIXE A FICHA 01




2. Propagação de calor

Foco: 7º ano

Habilidade da BNCC: EF07CI03

BAIXE A FICHA 02



3. Substâncias e misturas

Foco: 6º ano

Habilidades da BNCC: EF06CI01 e EF06CI02

BAIXE A FICHA 03

divisória

Mais sobre esse tema