DOCUMENTO EDITÁVEL/PARA BAIXAR

Materiais para download: modelos de planejamento e avaliação

Como utilizar com eficiência o que está disponível para analisar as produções dos alunos durante a pandemia

Ilustração feita a partir de colagens de professora com folhas de papel com atividades e planejamentos.
Ilustração: Rafaela Pascotto/NOVA ESCOLA

O ato de avaliar começa no planejamento. Por isso, é fundamental que o professor contemple nesta etapa de seu trabalho quais as estratégias de avaliação serão empregadas e as rubricas que serão adotadas.

Aqui, você encontrará para download três modelos de materiais de apoio para planejar o conteúdo mensal, uma atividade em grupo e as rubricas que serão empregadas na avaliação.

BAIXE A RUBRICA AVALIATIVA

BAIXE O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

BAIXE O PLANEJAMENTO MENSAL

Esses modelos, desenvolvidos pelo professor de Ciências do Fundamental 2 e consultor de NOVA ESCOLA Rodrigo Padilha, foram criados originalmente para o trabalho com máquinas simples no 7º ano, mas podem ser usados em qualquer ano ou componente curricular do Ensino Fundamental.

Em seu planejamento, Padilha incluiu como método de avaliação um trabalho em grupo e uma prova, mas você pode adaptar também o método de acordo com a componente curricular que será trabalhada, propondo, por exemplo, um trabalho individual. Trata-se, portanto, de um guia para ajudá-lo com a avaliação no final do semestre considerando, principalmente, o ensino remoto.

Seja qual for o método escolhido, Rodrigo reforça que o planejamento e a rubrica devem ser entregues e discutidos com os alunos no início da atividade. “Este é o principal ponto, a avaliação não é um momento-surpresa, ela é planejada e informada para que o aluno se prepare durante o processo”, afirma. A rubrica ajuda na construção durante o processo e traz informações valiosas aos professores sobre as estratégias escolhidas, ajudando na construção de novas estratégias que se aproximem mais dos seus alunos, respeitando o contexto e validando a opinião do grupo, explica o professor. “A rubrica tem como princípio comunicar o aluno das etapas alcançadas e o que precisa melhorar, indicando ao professor possíveis mudanças de estratégias. Ela serve para fazer uma avaliação somativa, mas o princípio é formativo”, conclui.

BAIXE A RUBRICA AVALIATIVA

BAIXE O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE