Para usar com os alunos

Sugestão de atividade: compartilhando resenhas no YouTube e no Instagram

Confira como convidar a turma a mergulhar no universo digital da leitura literária. O objetivo é engajar os alunos no hábito da leitura e estimular a produção de críticas, seja por escrito, em vídeo ou áudio

Ilustração de menina segurando livro com outros alunos ao lado, compartilhando a leitura.
Ilustração: Yara Santos/NOVA ESCOLA

A professora de Língua Portuguesa e crítica literária Raquel Toledo levou sua experiência na internet para a sala de aula do Colégio Jardim Anália Franco, na capital paulista. Raquel desenvolveu um projeto de leitura que usa as redes sociais para a divulgação das resenhas produzidas pelos alunos dos anos finais do Fundamental 2.

A partir de obras selecionadas pelos próprios estudantes, eles compartilham suas impressões sobre o processo de leitura, além de criarem um intercâmbio de livros dentro da sala, ao longo de um bimestre. “Os alunos dominam a linguagem da internet e apresentam sempre referências estéticas e formas de engajamento muito atuais”, afirma Raquel.

O objetivo é a produção de uma resenha da obra lida, que pode ser em vídeo ou texto. Mas o processo é rico. No Instagram, por exemplo, eles trabalham ferramentas de engajamento e divulgação do que produzem sobre o processo de leitura. “Nossa comunidade toda começa a frequentar as contas e as turmas mais novas vão ficando ansiosas para quando chegar a vez de elas fazerem as postagens, em uma cultura de divulgação da leitura”, conta a professora, que aplica essa atividade desde 2018.

Confira o passo a passo.

divisória de atividade

ATIVIDADE: Compartilhando resenhas no YouTube e no Instagram

Convide a garotada para ler livros e depois publicar resenhas nas redes sociais

Indicado para: 8º e 9º anos

Na BNCC: EF89LP04, EF67LP05, EF69LP06, EF69LP08, EF67LP11, EF67LP12, EF89LP26, EF69LP34, EF69LP45 e EF69LP46

Objetivo: Estimular a leitura autônoma, com a seleção de textos, produção de sinopse e textos secundários. A partir do texto primário, que é a obra literária, os alunos vão criar textos secundários e desenvolver o hábito da leitura, cultivando o gosto pessoal.

1. Seleção das obras: Cada estudante deve ser responsável por escolher a obra que vai ler, que pode ser do acervo da escola, de uma biblioteca pública ou algo que ele tenha em casa. Ofereça seu apoio para ele fazer a seleção e explique que eles podem buscar também ajuda com a bibliotecária da escola ou com familiares.

PONTO DE ATENÇÃO: Como professor, não será possível ler todos os livros escolhidos pelos alunos. Portanto, é fundamental que as famílias estejam cientes das escolhas, é uma seleção conjunta. Raquel enviou um comunicado às famílias apresentando a atividade. Esse é um bom caminho para evitar que os estudantes escolham obras inadequadas à faixa etária deles. Envolver as famílias também é significativo para que o hábito da leitura chegue às casas dos alunos, envolvendo a família.

2. Escolha a rede social: Selecione previamente e depois apresente para os alunos boas resenhas literárias publicadas no YouTube, em blogs e no Instagram. Em seguida, faça uma votação para decidir com qual rede eles querem trabalhar.

3. Crie um perfil da turma na rede escolhida: Use votação também para decidir em conjunto com os estudantes o nome do perfil, a senha, se haverá uma vinheta, como ela será (no caso de a escolha ser pelo YouTube), qual será a foto do perfil. A escolha coletiva aumenta o engajamento dos estudantes na atividade, já que todos se sentem responsáveis pelo andamento. Se a rede escolhida for o Instagram, a ideia é mostrar aos seguidores o processo de leitura ao longo do bimestre. Os alunos têm de se comprometer a fazer postagens no feed e nos stories, comunicando para os seguidores como está o processo de leitura da obra escolhida. Para isso, divida tarefas e combine com a turma um calendário de postagens, para que todos participem e gerem conteúdo para o perfil. No YouTube, a dinâmica é diferente: você pode propor um vídeo ao final do primeiro mês, com cerca de metade da leitura feita, e outro ao final do bimestre.

4. Incentive o hábito da leitura: Estimule os alunos a criarem um cronograma de leitura pessoal, considerando o tamanho do livro escolhido e a rotina de cada um. Nas aulas síncronas, ceda um espaço para perguntar como estão com a leitura e convide os estudantes a lerem trechos das obras escolhidas.

5. Apresente a ficha de leitura: Na reta final da atividade, já próximo ao encerramento do bimestre, forneça uma ficha de leitura (disponível aqui). Ela contém informações básicas, tais como título, autor, tradutor (se houver), editora, sinopse oficial e resumo. Peça também para os alunos avaliarem a obra: quantas estrelas ele daria ao livro? Eles devem justificar, de forma breve, a nota dada.

6. Oriente a produção das resenhas: Ajude os alunos, com base no que registraram nas fichas de leitura preenchidas por eles, a elaborar as resenhas para publicar na rede social ou na plataforma escolhida.

PONTO DE ATENÇÃO: é importante que ao longo do bimestre os alunos se familiarizem com o formato da resenha, esperado no final da atividade. Então, ao longo das semanas apresente outras resenhas, leia junto com a turma. Dê também devolutivas da produção contínua, seja das postagens no Instagram ou do vídeo do YouTube do meio do bimestre.

Avaliação
Ao longo do bimestre, acompanhe o engajamento de cada aluno no hábito de leitura e analise o preenchimento da ficha do livro e o conteúdo da resenha final.

Encerramento
Caso a rede escolhida tenha sido o YouTube, organize uma exibição com a turma para que todos assistam aos vídeos uns dos outros. Para que estes não fiquem longos demais, estipule um tamanho máximo para cada vídeo. No Instagram, projete no quadro (ou compartilhe a tela em plataformas digitais nas aulas síncronas) as postagens finais de cada aluno e faça a leitura conjunta das resenhas.

divisória