Atividade: passo a passo para criar fanfics nas aulas de Língua Portuguesa
Com a ajuda da professora Raquel Zandonadi, sugerimos uma atividade passo a passo de Língua Portuguesa sobre fanfics, com adaptações para o ensino remoto
Fanfic, fanfiction, fic ou, em tradução, “escrita de fã” é um gênero textual típico do mundo digital. Previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fanfics são escritas, consumidas e compartilhadas por admiradores de uma determinada produção cultural – pode ser um livro, filme, videogame, animação ou série.
A Casa de Papel, thriller espanhol da Netflix, por exemplo, foi escolhido pelos alunos da professora Raquel Santos Zandonadi, em Praia Grande (SP), no projeto Fanfiqueiros de Papel, vencedor do prêmio Professor Transformador 2020. Além de dialogar com o universo do aluno, o gênero pode ser trabalhado em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“Para escrever uma fanfiction não basta gostar de escrever, é necessário possuir um sentimento de fã a ponto de não conseguir ser passivo às histórias, é preciso ser fanático. Nesse sentido, o envolvimento e o prazer são a base para a criação das fanfictions, já que os fanfiqueiros leem e escrevem aquilo e daquilo que gostam”, escreveu Raquel no fanzine, produto final produzido pelos alunos-fanfiqueiros.
Com a ajuda da educadora, que é também autora da dissertação Leituras e escrita em Língua Portuguesa: a fanfiction na sala de aula, preparamos uma sugestão de atividade para explorar o universo das fanfics em suas aulas.
Fanfics nas aulas de Língua Portuguesa
Crie um ambiente de fãs e estimule os alunos a escrever e comentar nas produções dos colegas
Indicado para: Turmas do 6º ao 9º ano.
Material: Computador ou celular com acesso à Internet ou materiais de escrita (caderno, papel, lápis, caneta, etc).
Na BNCC: EF69LP46
PASSO A PASSO
1. Defina com os alunos o objeto cultural que será analisado: Pense em produções culturais que dialoguem com a faixa etária dos estudantes e investigue (por meio de questionários ou votações, por exemplo) o que eles já assistem, lêem ou consomem. O que irá diferenciar um ano do outro será o objeto cultural que servirá de base para a produção do gênero e a exigência da produção do texto. O 6º ano, por exemplo, ainda está inserido em um universo mais infantil, então produções sobre super-heróis podem fazer mais sentido para eles do que para os alunos mais velhos. O professor até pode selecionar a obra unilateralmente, mas, nesse caso, o processo para tornar os alunos fãs poderá ser mais longo. O importante é você fazer a escolha de maneira democrática e de acordo com as possibilidades da sua turma.
2. Fomente a criação de um “fandom”, ou seja, uma comunidade de apreciadores da obra escolhida: Nesta etapa, destinada à fruição e análise da obra escolhida, é importante para o professor criar estratégias para tornar os alunos fãs da obra escolhida, caso ainda não sejam.
Ele poderá criar um ambiente de fandom (reino dos fãs, traduzido literalmente) onde se compartilha tudo que se relaciona àquele objeto cultural. Em sala de aula, isso pode acontecer em murais, com criação de painéis informativos e interativos, ou, no online, Padlet, Prezi ou Jamboard, por exemplo.
PONTO DE ATENÇÃO: Despertar a curiosidade da turma em relação à obra é fundamental. Para isso, é importante analisá-la de vários ângulos: se for um filme ou série, falar sobre a trilha sonora, o figurino e como eles se relacionam ao enredo da narrativa. Nesses momentos, além de despertar o interesse, os alunos estarão desenvolvendo senso crítico e estético, importantes competências para o Ensino Fundamental.
Durante a análise da obra, pense em estratégias para que os alunos percebam as possibilidades de criação com base na leitura ou exibição do filme/série: Há furos ou brechas na narrativa? É possível pensar em novos personagens, aumentar a participação de um secundário, mudar a história ou traçar novos destinos para os personagens, etc?
5. Crie perfis e entre em uma plataforma de fanfiction: Pesquise, selecione e ajude os alunos a se inscreverem com seus perfis em uma plataforma digital específica para fanfics. É importante que o gênero seja produzido nestes espaços, do contrário, corre-se o risco de ele ser descaracterizado. No caso da professora Raquel, a ferramenta escolhida foi a plataforma Spirit Fanfics.
4. Proponha um roteiro para a escrita: Para ajudar os alunos, crie um roteiro de escrita para guiá-los na criação da produção escrita. Como a fanfic geralmente é dividida em capítulos, o planejamento é muito importante. Além disso, os alunos podem ter dificuldade para pensar nas possibilidades e é importante que o professor debata com a turma como continuar a trama, finais diferentes, etc.
A seguir, confira um modelo de roteiro pronto:
5. Parta para a escrita das fanfics: Durante esse processo, é importante que além de escrever os alunos leiam e comentem os textos dos colegas. Essa interação na plataforma é importante e faz parte do gênero fanfic. O professor pode fazer “amigo secreto de comentários”, sorteando os números para que todos recebam observações dos colegas em seus textos. Isso pode ajudá-los a se motivarem para a escrita.
PONTO DE ATENÇÃO: para revisar os textos dos alunos, o professor pode comentar (de forma privada ou não) dentro da própria plataforma para os casos individuais e levar para a sala de aula pontos em comum dos textos que precisam ser melhorados. Também é interessante deixar os alunos escreverem livremente na plataforma e os orientar para que melhorem no próximo capítulo.
6. Hora de reunir as produções em um fanzine: Para finalizar o projeto, o professor pode reunir as fanfics dos alunos, as análises da obra escolhida e montar uma fanzine (revista feita por e para fãs). No caso da professora Raquel, as turmas da EM Sebastião Tavares de Oliveira criaram a fanzine Fanfiqueiros de Papel.
Essa é uma forma de trazer para o papel um pouco do que foi escrito na web e desenvolvido em sala de aula. No remoto, pode-se usar os aplicativos como o Canva, Livros digitais, Myebook para organizar a produção.
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