Efeitos da covid no corpo, energia e sustentabilidade são aprendizagens inegociáveis em Ciências
Conheça sugestões para planejar as aulas dos anos finais do Fundamental no segundo semestre de 2021 de olho no momento atual e na progressão de aprendizagens esperadas para as turmas
Neste segundo semestre, trazer para as aulas do 6os e do 7os ano os impactos do coronavírus no corpo humano e a importância da vacinação para a saúde coletiva, além de conceitos como energia elétrica e radiação para os dois últimos anos do Fundamental, é uma opção para os professores de Ciência que precisam priorizar o que vai ser ensinado, sem descuidar do que é inegociável na aprendizagem dos alunos.
Nos anos finais, as aulas de Ciência têm o objetivo de explorar vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material. Mas é nesta fase também que se inicia um processo gradual de ampliação da capacidade de abstração. Isso porque, em breve, no Ensino Médio, a disciplina se desdobrará em Biologia, Física e Química. Construir a base necessária para que os alunos possam apreender os novos conceitos abstratos que virão é primordial nesta etapa de ensino.
Ainda assim, é fundamental um diálogo efetivo entre Ciências e a vida cotidiana, especialmente nos 6os e 7os anos. Neste sentido, é possível priorizar os conteúdos curriculares que tratam de temas atuais, como a pandemia, promovendo atividades que facilitem a socialização.
Nos 8os e 9os anos, entram em cena justamente os temas que têm a capacidade de ampliar o raciocínio abstrato dos estudantes, como a eletricidade.
Para ajudar os professores a priorizarem os temas a serem abordados nas aulas de Ciências do segundo semestre, NOVA ESCOLA ouviu Rodrigo Padilha, professor de Ciências do Fundamental 2, mestre em Educação e consultor de NOVA ESCOLA, e Rafael Cancian, professor dos 8os e 9os anos da Escola Nossa Senhora das Graças, em São Paulo. Rodrigo orientou a reportagem com os conteúdos para os 6os e 7os anos, enquanto Rafael mostrou o que priorizar para os 8os e 9os anos. Confira:
6º ano: Impacto do coronavírus no sistema nervoso
O tema escolhido é o funcionamento do sistema nervoso e seu papel na coordenação motora e sensorial.
Com a nova organização da BNCC, este é um tema complexo que está previsto para o ano letivo, com habilidades e objetos de estudo que exigem uma capacidade de abstração. Os alunos nesta idade estão entre uma transição do concreto para o abstrato, temas assim precisam ser trabalhados preferencialmente no segundo semestre e presencialmente, onde o professor possa sugerir e acompanhar a construção de modelos físicos e/ou virtuais que facilitem a mobilização do conhecimento, intercalando com momentos de aulas expositivas.
Na BNCC: As propostas trabalham com as habilidades EF06CI06, EF06CI07 e EF06CI10 descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ciências.
Objetivos de aprendizagem: Entender que existe uma relação entre os sistemas e como o corpo humano reage a estímulos internos e externos com a resposta de mecanorreceptores, quimiorreceptores e termorreceptores.
Como trabalhar na prática: É fundamental iniciar a atividade com uma problematização, como, por exemplo, um breve texto que fale sobre os efeitos da covid-19 na perda do olfato e os problemas causados a curto e médio prazos. A pergunta a partir do texto pode ser: qual a relação do olfato com o gosto dos alimentos?
Outra forma é fazer uma atividade com dois cabos de vassoura e convidar dois alunos para a brincadeira. No pátio ou na quadra os alunos devem apoiar a testa nos cabos de vassoura, que devem estar com a outra ponta apoiada no chão. Com os olhos fechados, eles devem rodar, rapidamente, 15 vezes em volta do cabo, soltar o cabo e tentar andar em linha reta. A pergunta para iniciar a discussão é: por que os alunos não conseguem andar em linha reta? Quais sentidos são afetados?
Com essas perguntas os alunos devem iniciar uma pesquisa, que pode ser dividida em tópicos e grupos para uma socialização em sala de aula. Da socialização o professor fará uma sistematização dos conteúdos trazidos, dividindo os sistemas e a possível relação entre eles. O professor pode completar os sistemas que faltarem e sugerir uma pesquisa aprofundada em livros e sites que demonstram a importância do sistema nervoso, sensorial e motor e a relação existente entre eles.
Dessa pesquisa os alunos podem montar vídeos, cartazes, podcasts e apresentações em sala de aula que, além de servirem para socializar, servirão de avaliação para o tema abordado com critérios baseados nas habilidades propostas. A fim de evitar que os alunos se preocupem apenas com os seus produtos, sejam eles cartazes ou apresentações, é interessante que o professor faça uma prova final com base nos conteúdos compartilhados. Isso garante maior envolvimento e atenção dos alunos ao longo da apresentação dos colegas.
Para saber mais:
A estrutura do sistema nervoso. Disponível aqui.
Anatomia e fisiologia para leigos. Disponível aqui.
7º ano: Pandemia, vacinação e saúde pública
O tema escolhido são as doenças causadas por vírus e a política de saúde pública. Por causa do atual contexto de retorno às aulas presenciais, o tema ajuda na discussão sobre a importância da vacinação em massa e sobre as medidas preventivas e cuidados para evitar o contágio no ambiente escolar.
Mesmo que o tema já tenha sido contemplado anteriormente pelo professor, os dados e o conhecimento sobre o Sars-CoV-2 e a covid-19 continuam sendo constantemente atualizados com as novas pesquisas.
Além de ajudar nesse novo ambiente coletivo com várias restrições, demonstra a importância da pesquisa constante nas ciências, ajudando na validação de informações compartilhadas. Dessa forma, os alunos aprendem a importância de pesquisar e comparar informações antes de compartilhar suas opiniões.
Na BNCC: As propostas trabalham com as habilidades EF07CI09 e EF07CI10 descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ciências.
Objetivos de aprendizagem: Entender a importância da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
Como trabalhar na prática: Aborde o assunto com um texto jornalístico atual sobre o tema, ou um vídeo que provoque uma sensibilização no grupo. Um vídeo curto e interessante é o “Vírus e pandemia, o que já vivemos e o que estamos vivendo agora”, disponível na Netflix. Um texto interessante é o “Da peste Negra à Covid-19, 4 erros repetidos em toda a pandemia”, disponível aqui.
Promova uma socialização com as observações e medos dos alunos em relação ao vírus. Provoque uma discussão e a sistematização das ideias.
A partir do levantamento dos alunos, divida os temas relacionados ao vírus e forme grupos de pesquisa. Os temas podem ser o aparecimento do vírus, as formas de contágio, medidas de prevenção, os sintomas e sequelas, vacinas disponíveis no Brasil e sua eficiência no controle do vírus e fake news, entre outros.
Os alunos deverão fazer as pesquisas em fontes como OMS, Opas/OMS, SBI e Ministério da Saúde, entre outros indicados pelo professor. Após a pesquisa, os alunos poderão criar cartazes, vídeos ou fazerem apresentações com cartazes ou slides para a comunidade escolar, ajudando numa campanha de conscientização no retorno das aulas presenciais.
As avaliações poderão ser feitas com base nos materiais produzidos pelos estudantes apoiados em critérios relacionados às habilidades propostas.
Para saber mais:
Coronavírus, explorando a pandemia que mudou o mundo, de Atila Iamarino, Sônia Lopes. Ed. Moderna.
Como educadores podem falar sobre a doença do coronavírus (covid-19). Disponível aqui.
8º ano: Geração de energia e sustentabilidade
A geração de energia elétrica e a eletricidade são temas de profunda relevância para a questão da sustentabilidade, que é um dos pontos-chave a ser trabalhado transversalmente na disciplina de ciências da natureza em todo o seu ciclo.
Para a apropriação plena da questão energética, é necessária a compreensão básica da eletricidade e de alguns fenômenos elétricos, como potência elétrica e corrente elétrica, além da realização de alguns cálculos simples relacionados ao tema.
Leia também
Trabalhe energia e sustentabilidade com a turma
Além da parte conceitual, que servirá de base para os anos seguintes, várias habilidades da BNCC trazem o tema. E para que essas habilidades sejam completamente contempladas, são necessárias algumas atividades de cunho prático e experimental que naturalmente são executadas com maior eficiência de maneira presencial, tanto graças à necessidade de materiais específicos quanto da supervisão e orientação mais próxima do professor.
Na BNCC: EF08CI01, EF08CI02, EF08CI03, EF08CI04, EF08CI05 e EF08CI06.
Objetivos de aprendizagem: Compreender as diferentes formas de geração de energia elétrica, os fenômenos elétricos e sua relação com a sustentabilidade.
Como trabalhar na prática: Para abrir o trabalho com o tema, questione os alunos: o que acontece para que a luz acenda quando ligamos um interruptor? De onde vem essa energia? Como é produzida? Ouça as hipóteses e discuta-as com os alunos. Feche esta etapa explicando o que é a energia elétrica, por onde e como ela trafega. A seguir, proponha o trabalho prático com a EF08CI02 para construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios, lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Se possível, forneça os materiais para os alunos e monte com eles diferentes tipos de circuitos a fim de compará-los com os de uma residência. Então, apresente as diferentes transformações de energia que acontecem nos aparelhos que utilizamos em nosso cotidiano. Na sequência, proponha uma pesquisa e a realização de infográficos em grupo sobre os diferentes tipos de energia, destacando como a energia elétrica é produzida a partir da fonte de energia inicial, a classificação da mesma como renovável ou não, se é poluente ou não. Por fim, peça que concluam se o seu uso é sustentável e, a partir disso, se esse tipo de energia deve ser mais ou menos utilizado.
Para saber mais:
Geração de Energia Elétrica, de Lineu Belico dos Reis. Editora Manole, 3ª edição (2017).
Energia e Sustentabilidade, artigo de José Goldemberg na Revista de Cultura e Extensão da USP. Disponível aqui.
9º ano: Ondas eletromagnéticas no celular
O tema escolhido são as ondas eletromagnéticas e a energia radiante.
As ondas eletromagnéticas e a energia que elas possuem (energia radiante) são temas cuja relevância vai desde a compreensão de fenômenos elementares como as cores e a visão, e outros fenômenos ópticos, até o entendimento de conceitos e assuntos-chave, tais como a fotossíntese, a produção de energia e sustentabilidade (fotovoltaica) e a radioatividade (lixo nuclear), além de assuntos transversais, como suas aplicações nas telecomunicações e na medicina.
Assim, como na abordagem da geração de energia elétrica e eletricidade, além dessa parte conceitual, várias habilidades da BNCC estão relacionadas ao tema. Então, para que essas habilidades sejam completamente contempladas são necessárias algumas atividades práticas, executadas com maior eficiência de maneira presencial, tanto devido à necessidade de materiais específicos quanto da supervisão e orientação mais próxima do professor.
Na BNCC: As propostas trabalham com aprendizagens presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ciências dos anos finais do Fundamental, descritas abaixo:
Energia
EF09CI04 - Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
EF09CI05 - Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
EF09CI06 - Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
EF09CI07 - Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia óptica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).
Preservação da biodiversidade e sustentabilidade
EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Objetivos de aprendizagem: Compreender os diferentes tipos de ondas eletromagnéticas e sua aplicação na produção de energia, na medicina, nas telecomunicações.
Como trabalhar na prática: Inicialmente, a fim de atingir os alunos, relacione o tema com um dos objetos mais queridos e utilizados na atualidade, o celular. Para isso pergunte: o que é o sinal de um celular? Como os dados de uma foto chegam ao seu aparelho celular durante um download? Que relação isso tem com a imagem da foto projetada na tela? Ouça as hipóteses e discuta-as com os alunos. Depois da discussão, mencione que em ambos os casos as informações trafegam por meio de ondas eletromagnéticas, sendo algumas visíveis (luz) e outras não.
A seguir promova o trabalho com a EF09CI04 (planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina), e proponha para os alunos planejarem uma maneira de evidenciar que todas as cores podem ser produzidas com as cores primárias.
Para isso, solicite que pensem em uma maneira e listem os materiais necessários para o experimento, e que a seguir o realizem e registrem o resultado e suas conclusões fazendo os ajustes, se necessários, para atingir os objetivos. Então apresente aos alunos as diferentes ondas, propondo uma pesquisa e apresentação em grupo das diversas aplicações dessas ondas nas telecomunicações e na medicina. Nessa etapa, podem ser aplicadas diferentes estratégias de apresentação conforme a intenção do professor e do tempo disponível.
Para saber mais:
Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas, de Maria João Martins e Isabel Ventim Neves. Editora Lidel, 2ª edição, 2018.
Mais sobre esse tema