Para usar na escola

Baixe: modelo de pauta de reunião para o conselho de classe

Organização prévia e diálogo com os professores é fundamental para um bom andamento da reunião. Confira as dicas e faça o donwload do modelo

Como fazer tudo em uma reunião só? Ilustração: Davi Augusto/Nova Escola

O conselho de classe é um momento muito importante para a escola, mas, por causa da quantidade de assuntos que precisam ser tratados, corre-se o risco de que gestores e professores não tenham tempo para discutir todas as pautas necessárias. O ideal é que nesse momento sejam avaliadas as turmas, situações de alunos que apresentam maiores dificuldades, a equipe docente e a situação geral da escola. No entanto, como fazer tudo isso em uma reunião? 

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é preciso começar a pensar e organizar o conselho antes que ele aconteça. “O ideal é que todos os professores mandem previamente os dados esquematizados sobre seus alunos”, sugere Maria Luiza Ramos, pedagoga e formadora da Elos Educacional. Coordenadores ou diretores poderão reunir as informações coletadas e destacar o que for mais relevante para o momento. Uma boa opção é organizar esse material em formato de gráficos, tabelas simples ou conclusões pontuais (essas informações já poderão ser enviadas previamente na pauta da reunião).

Eles também precisam perguntar para todos os professores, com alguns dias de antecedência, sobre quais assuntos gostariam de tratar na reunião e quantos casos mais delicados de alunos eles têm para apresentar. Segundo Maria Luiza, cabe à equipe gestora organizar em uma pauta o que precisa ser discutido e encaminhá-la para a equipe escolar antes da reunião. “Essa pauta deve conter o tempo que os professores terão para expor os dados e um tempo reservado para tomadas de decisão e encaminhamentos”, diz a pedagoga. 

Toda a divisão do tempo deverá ser feita de acordo com o tempo total disponível para a realização do conselho. Atenção: o maior período deverá ser destinado para a discussão da situação das turmas, de alunos com baixo desempenho e encaminhamentos.

Confira e faça o download de um modelo de reunião de pauta, que pode ser adaptado para a realidade da sua escola.

BAIXE O PDF

Mais sobre esse tema