Na prática

Atividade de Geografia: a fome nos países subdesenvolvidos

Proposta desenvolvida para as turmas do 9º ano reflete sobre a má distribuição mundial de alimentos a partir da análise de mapas e gráficos

Ilustração de geladeiras e latas de lixo com alimentos estragados.
Ilustração: Yasmin Dias/NOVA ESCOLA

Embora seja o segundo maior exportador de alimentos do mundo, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil tinha três a cada quatro domicílios localizados em áreas rurais em situação de insegurança alimentar entre agosto e dezembro de 2020. 

É o que apontou um estudo da Universidade Livre de Berlim, publicado em abril deste ano, e chamou atenção pelo fato de o maior índice (75,2%) ter sido encontrado justamente no campo, quando comparado à situação da população das cidades (55,7%) e do país como um todo (59,4%). Portanto, qual é a explicação para esses dados?

Debates como esse são propostos pela professora Mariana Soares Domingues, doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP), no plano de aula A fome nos países desenvolvidos, de sua autoria. 

“É fundamental levar a questão da fome para a sala de aula porque é uma realidade, um tema latente que deve ser discutido com os alunos. Sem mexer no problema, não temos como propor soluções”, afirma a educadora, que hoje é docente do do curso de Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

A professora frisa, ainda, que vale a pena levantar com os estudantes a crise econômica potencializada pela pandemia e os impactos do aumento do dólar para o agravamento da fome e da insegurança alimentar no país. Um dos itens mais afetados, por exemplo, é a carne que, com o preço nas alturas, deixou de ser alimento constante no prato dos brasileiros. 

“Com a moeda a 7 reais, os grandes produtores privilegiam a exportação, pois vão ganhar sete vezes mais, e a população passa a comer carnes que antes eram consideradas ração, como ossos e pés de galinha. Os alunos precisam saber disso para ter mais consciência e entender o quanto está ligado à questão política, social, econômica e ambiental. Ou seja, são questões geográficas que perpassam”, explica.

Para levar essa discussão para a sua aula de Geografia, a dica da professora Mariana é considerar os dados relacionados à pandemia, uma vez que a fome aumentou neste período, e dar enfoque à situação do Brasil. Confira o passo a passo a seguir.

divisória de atividade

ATIVIDADE - A FOME NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS


Indicado para: Turmas de 9º ano

Materiais necessários: Mapas da fome do mundo produzidos pela FAO, lápis e caneta para redação de um texto em folha avulsa. Se achar necessário, imprima os mapas e o fragmento do texto para cada dupla analisar em suas mesas. Outros links e demais informações estão disponíveis no plano. 

Na BNCC: EF09GE13 - Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.


PASSO A PASSO

1. Apresente o tema da aula. Comente com os alunos que eles vão relacionar o problema da insegurança alimentar e os diferentes níveis da fome no mundo. Além dessas questões, busca-se que compreendam os desafios de combate à fome em razão desses níveis desiguais, sugerindo propostas, políticas adequadas para o combate ao problema no fim desta aula. 

2. Divida-os em duplas. Você pode reiterar que a insegurança alimentar é a falta de disponibilidade e o acesso das pessoas aos alimentos, ou seja, refere-se ao problema da fome no mundo. Os diferentes níveis serão discutidos posteriormente (saiba mais no glossário).

Ponto de atenção: Para adequar à sua realidade, você pode relacionar o tema da fome ao município onde vocês residem, questionando se há casos de fome no local onde moram.

3. Leia a informação abaixo e analise o gráfico com os alunos.

Crescimento comparativo entre produção mundial de alimentos e população mundial.
Fonte: https://4.bp.blogspot.com/-nvKEqEcFQwA/UE5tDeAM7rI/AAAAAAAAC3Y/G8d5fyBnyAA/s1600/tabela.JPG. Acesso em: 3/11/2018 

Peça que discutam em suas duplas a relação entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Os alunos devem concluir que a produção de alimentos no mundo é muito superior ao crescimento populacional, ou seja, o problema da fome não está relacionado à falta de alimentos, mas sim, à má distribuição destes, pois há regiões em que não chega comida suficiente, ou há má distribuição de renda e pessoas (ou comunidades inteiras) sem dinheiro suficiente para comprá-la.

4. Peça que os alunos discutam entre si o problema da fome. Oriente-os acerca dos níveis de insegurança alimentar. Eles devem compreender que existem níveis diferentes da fome, como a fome crônica, a fome aguda ou a fome oculta. Explique o que é e o que causa cada uma delas.

5. Sugira que a turma busque responder às questões sugeridas com a análise do mapa depois da reflexão. Sugerimos o acesso ao Mapa da Fome 2021 produzido pela FAO (em inglês).

Você pode orientá-los com apontamentos da legenda sugerida e das regiões no próprio mapa. Oriente-os que dialoguem se as porcentagens indicadas podem dar referência para distinguir o tipo de fome nos locais (aguda, crônica ou oculta). Passado um tempo da discussão e entre eles, aponte no mapa os lugares que estão mais suscetíveis a esse problema. 

5. Apresente o próximo mapa e leia o slide em voz alta para os alunos refletirem. O mapa apresenta as metas de combate à fome estabelecidas pela FAO entre os anos de 1990-1992 e 2014-2016.

Achievement of the world food summit target
Fonte: FAO (Food and Agriculture Organization). Disponível em: FAO. Acesso em 3/11/2018

Peça que dialoguem entre si e comparem os mapas a fim de relacionarem seus conteúdos. Aponte para a interpretação da legenda que permite identificar: meta alcançada: lugares onde as políticas e ações contra a fome foram efetivas e há baixa ou nenhuma incidência de desnutridos no local; meta não alcançada com progresso lento: locais onde as políticas e ações de combate a fome estão sendo implantadas promovendo um avanço lento para erradicação da fome; meta não atingida com falta de progresso ou deterioração: locais onde as políticas e ações contra a fome não foram implantadas ou não estão sendo efetivas para resolver o problema; dados ausentes ou insuficientes: localidades sem comprovação de dados sobre o combate à fome. 

6. Faça a leitura do fragmento em voz alta e depois peça que os alunos relacionem a análise e comparação dos mapas anteriores com o texto e solicite que discutam em duplas suas conclusões.

Adoção de uma abordagem territorial à segurança alimentar e política nutricional.
Fonte: FAO (Food and Agriculture Organization). Disponível em: OECD iLibrary. Acesso em: 3/11/2018

7. Peça aos alunos que escrevam uma síntese do que foi discutido. Neste momento, os estudantes devem anotar as discussões que tiveram anteriormente, relacionando a observação, interpretação e comparação dos mapas e fragmentos do texto para redigir uma síntese. Se achar necessário, passe pelas mesas e verifique se os alunos estão obtendo conclusões coerentes acerca do assunto abordado. Eles podem incluir no texto todas as reflexões que foram feitas acerca da análise e podem propor ainda respostas mais elaboradas.

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