Ciências Humanas e Exatas

Dados: Analise os números da fome no Brasil de 2021 com as turmas

Conheça propostas práticas para trabalhar a questão da falta de alimentos nas aulas de Geografia e Matemática, sugeridas por especialistas

Ilustração de pratos e caixas de frutas quebradas, folhas secas e talheres.
Ilustração: Yasmin Dias/NOVA ESCOLA

Nos últimos meses de 2020, a fome atingiu 19,1 milhões de brasileiros nas cinco regiões do país, o que corresponde a 9% da população. Os dados, divulgados em abril deste ano pela Rede PenSSAN, fazem parte do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19. O levantamento indica, ainda, que 116,8 milhões de pessoas vivem algum grau de insegurança alimentar, tanto em áreas urbanas quanto rurais. 

Diante de tantas informações sobre um problema real e urgente, como levar os dados relacionados à fome no Brasil para as aulas de Geografia e Matemática? 

Sueli Furlan, doutora em Geografia Física e professora assistente de Geografia na Universidade de São Paulo (USP), explica que, em Geografia, a fome pode ser trabalhada a partir de discussões sobre sistemas produtivos, inclusão e exclusão da sociedade em relação à sua possibilidade de se manter através da alimentação e estatísticas em relação à distribuição de renda, por exemplo. Há, ainda, a compreensão da fome como questão política e econômica, como é tratada por Josué de Castro no livro Geografia da Fome

“A fome é uma decorrência social porque é, na verdade, uma decorrência da capacidade econômica. Ou seja, se existe fome, é porque existe uma privação de alimentos, uma privação da possibilidade das populações poderem adquirir uma alimentação segura”, afirma a educadora. Mas como isso chega à escola?

Um dos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia é O sujeito e seu lugar no mundo. Nele, é possível compreender o processo cultural da alimentação, que também é um processo territorial que criou verdadeiras regiões culturais no Brasil, além de práticas alimentares interculturais, de acordo com Sueli Furlan. “Aqui, o professor pode trabalhar diversas temáticas relacionadas à fome, tanto no contexto de produção dos alimentos, sua distribuição, quanto questões ligadas aos lugares e suas culturas”, recomenda. 

Para além disso, a professora elenca três propostas para debater o assunto com as turmas do Fundamental 2.

divisória

EM GEOGRAFIA


Proposta 1: O que os brasileiros comem?

Indicada para: 6º ano

Objetivo: Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 

Habilidade: EF06GE01 - Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

O que é comida para os brasileiros? O que é um repertório alimentar para os brasileiros? A partir dessas perguntas, o professor pode pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre como se alimentam as várias camadas da sociedade, as diversas comidas regionais, o que é considerada uma comida boa para determinadas regiões, quais comidas são características de algumas cidades etc.. E, em seguida, investigar quais alimentos são esses, como são produzidos e como podem ser relacionados à própria proposição de Josué de Castro, quando ele diz: 

“A enorme extensão territorial, com seus diferentes tipos de solo e de clima, com seus múltiplos quadros paisagísticos, nos quais vêm trabalhando, há séculos, grupos humanos de distintas linhagens étnicas e de diferentes tintas culturais, não poderia permitir que se constituísse, em todo o território nacional, um tipo uniforme de alimentação. O país está longe de constituir uma só área geográfica alimentar. As variadas categorias de recursos naturais e a predominância cultural de determinados grupos que entraram na formação de nossa etnia nas diferentes zonas tinham de condicionar forçosamente uma diferenciação regional dos tipos de dieta”.

Fonte: CASTRO, Josué de. Geografia da Fome. 6ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, pág. 34.

Ou seja, a partir dessa citação, é possível construir uma atividade que tenha como objetivo problematizar o que comem os brasileiros, o que diferencia uma alimentação da área urbana e da rural, por exemplo? O que diferencia a alimentação de um brasileiro que vive na Amazônia de um que vive no Pampa? Por que churrasco na Região Sul e por que feijoada na Região Sudeste? E assim por diante.


Proposta 2 - Desperdício de alimentos

Indicada para: 7º ano

Objetivo: Analisar os mundos social, cultural e digital e o meio técnico-científico e informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo. 

Habilidade: EF07GE06 - Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

A partir desse objetivo previsto na BNCC, uma boa sugestão é propor atividades que possam se relacionar ao combate ao desperdício de comida. Por exemplo: uma pessoa pode ter mais ou menos dinheiro para comprar alimentos, mas pode ir à feira (na chamada hora da xepa) e não ter vergonha nenhuma de consumir alimentos que, muitas vezes, não estão tão bonitos como aqueles das 8 da manhã, mas que são igualmente saudáveis. É preciso quebrar a ideia de que para a gente se alimentar deve ter um padrão. Não é preciso ter padrão, mas sim, hábitos de maior aproveitamento dos alimentos para que, inclusive, caibam no orçamento quando este ficar mais apertado.


Proposta 3 - Hábitos alimentares

Indicada para: 8º ano

Objetivo: Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 

Habilidade: Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do município onde se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

Outra possibilidade que pode ser levada para a sala de aula é trabalhar com os alunos os hábitos alimentares. O professor pode pegar como gancho o momento da pandemia para repensar os hábitos, em razão da escassez de alguns alimentos e de reconhecer, inclusive, que existem alimentos não convencionais que trazem igual valor alimentar e, ao mesmo tempo, trabalhar a questão do desperdício. Para isso, o professor pode começar com um levantamento de opiniões entre os alunos, perguntando a eles quais são seus hábitos alimentares, mapear o que comem nas três refeições diárias, depois trabalhar os conceitos de alimento convencional e não convencional, o que são as PANCs etc. Depois, se possível, pode trazer à tona a roda de alimentos da FAO, o Manual de Alimentação Saudável do Ministério da Saúde, e trabalhar com os alunos no sentido de montar o que seria um prato saudável. 

Ponto de atenção: Para não constranger alunos que talvez estejam passando insegurança alimentar, proponha que esse prato saudável seja feito na escola, de modo que cada turma faça o seu e todos comam juntos.

divisória

EM MATEMÁTICA

Nas aulas de Matemática, os dados da fome no Brasil podem ser trabalhados de diversas formas, segundo Fernando Barnabé, professor de Matemática, formador de professores e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Ele explica que a base sólida para discutir esse tema dentro da Matemática está em Probabilidade e Estatística. “O professor pode propor a análise de dados referentes à insegurança alimentar, discutir sobre como trabalhamos esses dados em gráficos e tabelas apresentados etc. Isso é o mais importante quando pensamos nesse assunto”, afirma. 

Por outro lado, de acordo com o educador, vale pensar, também, em cálculos específicos, como porcentagens, e como isso pode ser organizado em termos de sociedade. “Por exemplo: fizemos uma estimativa, ótimo! Mas como isso é considerado com relação a uma porcentagem específica da população? É algo que precisa ser considerado, assim como o diálogo com outras áreas, como a Geografia, para pensarmos sobre como essas informações estão relacionadas com outros dados sociais”, enfatiza Fernando Barnabé.

Pensando nisso, o professor pensou em três propostas para levar o assunto para as aulas de Matemática.


Proposta 1 - Porcentagem e dados populacionais

Indicada para: 7º e 8º ano

Habilidades: EF07MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

EF07MA35 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

EF08MA04 - Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.

EF08MA26 - Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

A análise dos dados apresentados sobre Insegurança Alimentar pode ser feita a partir da publicação desta matéria da Agência Brasil. É possível fazer um paralelo entre as informações apresentadas e o quanto as porcentagens indicadas na matéria corresponderiam ao município onde a escola se localiza, caso a proporção fosse uniforme em todo o país. Os dados populacionais podem ser baseados nas informações disponibilizadas pelo portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados relativamente mais precisos do que outras fontes.


Proposta 2 - Criação de uma proposta financeira

Indicada para: 8º e 9º ano

Habilidades: EF08MA04 - Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.

EF08MA26 - Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

EF09MA21 - Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente e omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

EF09MA23 - Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

O professor pode propor aos alunos a criação de uma estratégia financeira de investimento para o país, com base nas informações sobre a oferta do auxílio emergencial e sobre o poder de compra do brasileiro ante o valor médio da cesta básica. Os alunos podem fazer esse tipo de organização usando tabelas e gráficos em papel quadriculado ou ainda usando planilhas eletrônicas. Após a análise dos dados, solicite que a turma verifique o impacto financeiro do investimento eficaz para atender aos 19 milhões de pessoas que passaram fome até o fim de 2020, conforme pesquisas apresentadas. Uma dica é trazer discussões sobre o número médio de pessoas nessas famílias, para que os alunos tenham uma base de oferta do benefício (uma criança não pode receber o benefício diretamente, somente seus responsáveis).


Proposta 3 - Desperdício de alimentos

Indicada para: 7º, 8º e 9º ano

Habilidades: EF07MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

EF07MA35 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

EF08MA26 - Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

EF09MA23 - Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Aliado ao trabalho com Geografia, é possível propor uma busca por informações sobre desperdício de alimentos no Brasil, solicitando que as turmas elaborem programas de aproveitamento e distribuição de alimentos que sejam eficazes e que possam ser colocados em prática. Para isso, proponha aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de alimentos desperdiçados e sobre as possibilidades de redistribuição, desde a verificação da quantidade de alimentos (em porcentagem), do quanto isso poderia alimentar a população que hoje passa fome, além das possibilidades de outras políticas econômicas que favoreçam a redução da fome no país.

divisória

Mais sobre esse tema