Atividade: convide a turma para analisar o lado positivo da pandemia
Provoque os alunos para mudarem a perspectiva e refletirem a respeito dos ganhos com criatividade e inovação
Embora o cenário tenha sido caótico, muitas coisas boas surgiram no mercado de trabalho ao longo da pandemia. Exemplo disso são os setores estimulados com criatividade e inovação. Neste sentido, a tecnologia teve papel crucial não só para dar continuidade aos trabalhos que já não podiam mais acontecer no contexto presencial, como para aproximar as pessoas e gerar novos empregos e profissões.
Confira como esses e outros aspectos são trabalhados na atividade Pandemia, tecnologia e criatividade, elaborada a pedido de NOVA ESCOLA por Sueli Furlan, professora de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e formadora de professores.
Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta tem como objetivos a leitura de dados sobre o efeito da pandemia nos setores que foram estimulados com criatividade e inovação, tais como a profusão de aplicativos de e-commerce; a reflexão sobre a potencialização do uso das tecnologias digitais que já estavam em uso e sua presença positiva em muitos aspectos do mundo do trabalho; conhecer o potencial de novos empregos nos arranjos produtivos locais, as mudanças nos deslocamentos de pessoas e mercadorias; e produzir conteúdo de mídia utilizando meios de expressão, informação e comunicação para redes sociais.
Pandemia, tecnologia e criatividade
Proposta colabora para abrir o olhar dos estudantes para o que a pandemia provocou de positivo no mercado de trabalho
Indicado para: Turmas de 8º ano
Material: Computador ou celular com acesso à internet, lousa ou mural físico ou digital (como Padlet ou Google Jamboard), sulfite A4, lápis ou canetas coloridas para desenhar.
Na BNCC: EF08GE16
PASSO A PASSO
1ª etapa - Estudo sobre como a pandemia estimulou a criatividade
PASSO 1 - Pensando sobre criatividade. Para iniciar o trabalho, organize a turma num semicírculo para conversar sobre a pandemia e reportagens sobre soluções que setores econômicos encontraram para continuar suas atividades. Você pode recorrer ao site Vamos Ativar o Empreendedorismo para selecionar textos confiáveis e de qualidade.
PASSO 2 - Conversando sobre mudanças. Ainda tomando como base as reportagens, apresente algumas questões, como “O que a pandemia mudou em determinada atividade?”, “Como era executada antes?” e “Podemos explicar o que mudou?” Registre no quadro ou em outro suporte disponível, as respostas dos estudantes, comentando sobre os impactos da pandemia nas atividades citadas na reportagem.
PASSO 3 - Desenhos da realidade. Em seguida, divida a turma em grupos e solicite que cada estudante faça dois desenhos individuais em folhas de papel sulfite tamanho A4 de uma atividade local em seu bairro ou cidade antes e durante a pandemia. Faça uma enquete sobre qual título dariam para os desenhos. Para ajudar os estudantes a pensarem no que vão desenhar e como o farão, vale inspirá-los com algumas perguntas, tais como: a pandemia mudou o jeito de trabalhar? Qual a importância da tecnologia numa pandemia? Como os setores produtivos cuidaram do distanciamento e aspectos sanitários da pandemia? Prepare um mural de desenhos (virtual ou físico), apreciem e discutam, coletivamente, o conjunto de produções.
PASSO 4 - Pesquisa sobre novidades da tecnologia. Oriente a turma para realizar uma pesquisa sobre inovação tecnológica durante a pandemia e novas profissões. É possível organizar esse momento com perguntas: Como as empresas usam a tecnologia? O que faz um cientista de dados e um programador mobile? Quais tipos de empresas você gostaria de conhecer? Sugira também que os estudantes pesquisem na internet outras profissões atuais do mundo da tecnologia digital.
PASSO 5 - Conversa sobre novas profissões. Após a atividade, organize uma aula sobre novas profissões. Se possível, convide um profissional que trabalhe com tecnologia digital para uma roda de conversa com a turma sobre as oportunidades de trabalho nesse campo.
2ª etapa: Tecnologias e trabalho na pandemia em cidades populosas
PASSO 6 - Pesquisa sobre celular. Explique para os estudantes que agora eles vão estudar a importância da tecnologia e o que a produção de aplicativos para celular potencializou. Eleja alguma cidade populosa para investigar a importância do celular. Forneça informações sobre a história do celular e a revolução tecnológica que esse dispositivo de comunicação criou para dar mais subsídios aos alunos.
PASSO 7 - Investigação sobre o uso de aplicativos. Proponha uma discussão sobre como os estudantes usam o celular e como foi esse uso na pandemia. Organize uma lista de aplicativos que os alunos e a família de cada um usam (por exemplo, aplicativos de transporte, alimentação, bancos, entretenimento etc.).
PASSO 8 - Reflexão sobre problemas e soluções. Comente que, no início da pandemia, os noticiários destacaram fortemente como os setores econômicos procuraram manter vivo o seu negócio, dando como exemplos o de alimentação e o de transporte. Questione os alunos: Como entender o que ocorreu, o que eles fizeram para seguir existindo? Oriente uma pesquisa sobre ideias criativas que ajudaram a reerguer, manter ou potencializar negócios. Sugira que os alunos formem duplas ou trios e estudem casos específicos de marcas ou empreendimentos que tenham encontrado durante a pesquisa ou que conheçam. Proporcione um momento de compartilhamento e discussão.
3ª etapa: O que aprendemos e a importância da criatividade no uso das tecnologias digitais e o campo para novas profissões
PASSO 9 - Avaliação do processo. Organize um mural na escola ou portfólio virtual para textos, desenhos e para os materiais de pesquisa que reflitam mensagens positivas e lições aprendidas nesta pandemia sobre a tecnologia no mundo do trabalho e o uso da criatividade diante de situações problemáticas. Dê espaço também para a turma registrar sobre o que gostaria de continuar aprendendo sobre esses assuntos.
Mais sobre esse tema