Para usar com seus alunos

Passo a passo para aprender, na prática, sobre mitos da Grécia Antiga

Atividade criada pelo professor Guilherme Moerbeck propõe que os alunos usem a imaginação para compreender a cultura grega

Ilustração: Camucada

Usar a imaginação dos alunos para aprender sobre os mitos, narrativas essenciais para compreender a cultura grega na Antiguidade. Essa foi a ideia do professor Guilherme Moerbeck ao trabalhar mitos gregos antigos com turmas do 6º ano na EM Célia Rabelo, em Duque de Caxias (RJ).  Guilherme integra o Time de Autores de NOVA ESCOLA que produziu os planos de aula de História.

A atividade, realizada ao longo de um bimestre, divide-se em dois momentos. No primeiro, os estudantes fizeram um estudo dos mitos mais conhecidos da cultura grega. No segundo, soltaram a criatividade para produzirem, eles mesmos, histórias míticas.

Confira, abaixo, o passo a passo preparado pelo docente.

Indicado para: Turmas de 6º ano

Habilidades da BNCC: (EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

Espaço: Sala de aula

Materiais: Exemplar de livro infantojuvenil sobre mitos (Guilherme sugere a obra Contos de Lendas da Mitologia Mrega, de Claude Pouzadoux (Cia. das Letras, 2001) e cópias do roteiro de produção de texto.

1. Comece pelas atividades de leitura: divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça a cada um que leia um capítulo do livro escolhido. Se você optar por escolher uma obra diferente da que foi sugerida, evite livros que distorcem as narrativas míticas para que elas pareçam mais interessantes para um público acostumado ao ritmo nas narrativas dos filmes, por exemplo.

Depois da leitura, faça rodas de conversa para que todos compartilhem o que leram e complemente a conversa com informações históricas da época, especialmente sobre a religião grega e suas divindades. Você pode repetir esse ciclo algumas vezes, de modo que a turma tenha contato com várias narrativas.

2. Oriente a produção de mitos: concluída a etapa de leituras, proponha que os alunos produzam, individualmente, uma narrativa inspirada na mitologia grega. Entregue o roteiro de uma narrativa (redação) que os alunos deverão criar. A ideia é que os alunos exercitem a imaginação e reflitam sobre o presente e o futuro. Para nortear a produção, Guilherme disponibilizou nesta caixa um roteiro que distribuiu aos alunos. É importante ler esse roteiro com a turma, discutir sobre a proposta e tirar dúvidas.

3. Analise as redações: ao fazer a leitura da produção individual, fique atento aos seguintes pontos: a estrutura da narrativa era politeísta, monoteísta ou nem sequer menciona a presença dos deuses? Quantos alunos não mencionam o seu presente e futuro nas redações, e quantos apenas falam do presente e do futuro? Qual a concepção sobre as origens dos universos criados e quais os percursos narrativos mais inusitados? Qual a reflexão sobre o presente? Qual a reflexão sobre o futuro?