Para saber mais

Livros e recursos digitais para viajar na História Antiga

Confira sugestões de especialistas para explorar o tema em sala de aula

Ilustração: Camucada

Para preparar boas aulas de História Antiga, é essencial encontrar materiais que vão além do que traz o livro didático. E a internet - sempre ela! - é campo fértil, repleto de recursos com os quais professores de 10 ou 20 anos atrás nem sonhavam.

Por isso, NOVA ESCOLA elaborou, com a ajuda dos pesquisadores Maria Cristina Kormikiari e Vagner Porto, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, uma lista de recursos digitais (e também de bons livros) para você se preparar e até levar para a sala.

LIVRO 

Um Outro Mundo Antigo, de Maria Aparecida de Oliveira Silva, Katia Maria Paim Pozzer e Vagner Carvalheiro Porto, Editora Annablume, 338 págs., R$ 54,00

A ideia dos organizadores do livro é contemplar, ao mesmo tempo, assuntos e espaços até então pouco abordados pela historiografia tradicional. Com uma diversidade temática que vai desde vasos gregos e sua iconografia, passando pela Mesopotâmia, China, Judeia e Egito, é possível encontrar nas páginas da obra uma rica abrangência geográfica e cronológica. 

RECURSOS DIGITAIS 

Recursos didáticos do Labeca (USP)

Disponível em: http://labeca.mae.usp.br/

O banco de dados georreferenciados do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca), da USP, traz textos, imagens e até maquetes virtuais das cidades gregas, romanas e mesopotâmicas, entre outras. Em meio a tantos materiais, separamos alguns que merecem especial atenção:

O Labeca mantém, ainda, um canal no YouTube com uma série de documentários sobre os mais diversos temas relacionados à História antiga. Você pode conhecê-lo clicando aqui.

Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP) - USP

Disponível em: http://www.larp.mae.usp.br/

Outro projeto produzido pelos pesquisadores da USP, o acervo do LARP traz uma série de conteúdos em 3D que mostram como eram as cidades, as casas e os edifícios importantes das cidades romanas, e muitos outros recursos.

Mais sobre esse tema