Para aprender sobre a prática

O que fazer quando toda tarefa é de casa

Mobilizar os jovens para a realização das atividades pode ser um desafio. Leia sete dicas para desenvolver a autonomia e engajá-los em sua aprendizagem

Ilustração: Rafa Nunes/NOVA ESCOLA

Numa aula presencial, mobilizar os alunos a realizarem atividades propostas já é uma tarefa difícil. Sem o contato físico com os estudantes, engajá-los pode ser ainda mais desafiador. "A aprendizagem a distância requer certa disciplina e autonomia, que vão sendo desenvolvidas conforme os alunos usam essa metodologia. A idade deles também deve ser considerada", afirma Ana Lucia Souto, criadora de conteúdos da Khan Academy no Brasil.

Nas primeiras interações, portanto, será necessário ter paciência e abertura para aprender com o processo. Invista em tarefas mais direcionadas no início e mantenha o diálogo aberto com a turma para entender como tornar as atividades mais estimulantes. Mesmo assim, há outras estratégias que podem ser utilizadas para garantir a participação turma. Veja, abaixo, sete delas.

1. Selecione temas de interesse da turma
Encontre um tema que seja instigante. Utilize questões sobre temas atuais ou que tenham surgido em aulas.

2. Proponha situações desafiadoras
Evite exercícios de repetição e atividades que requeiram apenas a identificação de informações. Apresente questões que motivem os estudantes a investigar o tema dos conteúdos selecionados e a refletir sobre relações entre eles.

3. Amplie o repertório com conteúdos variados e divertidos
As videoaulas podem ser interessantes para fazer a exposição de alguns conceitos, mas é preciso ir além. Selecione documentários, filmes e séries ficcionais, podcasts, reportagens e infográficos que sejam prazerosos. Se possível, não exija que todos usem os mesmos recursos. Deixe-os selecionar os que mais despertam interesse.

4. Invista na realização de trabalhos em grupo
Além de sugerir que eles façam a preparação para a aula sozinhos, crie tarefas que eles possam realizar em grupo. Os colegas de turma podem ajudar a lembrar os jovens dos seus compromissos e engajá-los na lição.

5. Estabeleça prazos e combinados
Convide os estudantes a participar da elaboração de prazos e combinados que estejam claros para todos da turma. Use-os como referência — questione: "Lembram o que combinamos?" —, mas não seja inflexível: o momento é de aprendizagem e sempre é possível recombinar o que estava planejado.

6. Proponha autoavaliação
Proponha momentos em que os próprios estudantes possam falar sobre seu engajamento, refletir sobre sua aprendizagem e estabelecer compromissos. Alunos que não realizaram as atividades iniciais, por exemplo, podem dar ideias de novos formatos de atividade — que sejam mais interessantes ou engajadoras — e também se comprometer a realizar as propostas seguintes.

7. Dê apoio contínuo
Não se esqueça de estar disponível para os alunos. O professor tem papel fundamental na mentoria durante todo o processo de aprendizagem. Realize chamadas com os grupos, ouça suas dificuldades e o que mais desperta o interesse deles e pense em maneiras de conduzi-los ainda mais profundamente na investigação.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!