Para usar com seus alunos

Um exemplo de aula invertida

A partir de um plano de aula de NOVA ESCOLA, trazemos algumas sugestões para o modelo da sala de aula invertida

A partir de um plano de aula sobre a caloria dos alimentos, confira um exemplo de como adaptar uma atividade tradicional para sua versão invertida. Ilustração: Rafa Nunes/NOVA ESCOLA

Que tal praticarmos a transposição da atividade tradicional para sua versão invertida? Leve em conta que a adaptação do seu plano de aula deve passar por três etapas: a preparação dos estudantes para embarcar no tema, a proposta de uma atividade em grupo para que os alunos possam trocar experiências e informações e a sistematização dos aprendizados. Para demonstrar como isso pode funcionar na prática, usamos o plano de aula "Calorias dos Alimentos", disponível em NOVA ESCOLA (confira aqui).

Também elaboramos um roteiro que permite adaptar o planejamento para o modelo de sala de aula invertida (Você pode baixar um modelo de planejamento aqui). Vamos lá?

1. Coloque os alunos em contato com o conteúdo. Pense qual atividade pode despertar o interesse dos estudantes pelo tema em estudo. A ideia é que eles tenham contato com informações que possam gerar insumos para reflexões e aprofundamento do objeto de estudo. É possível enviar materiais de referências, como textos e vídeos, ou ainda, propor algum tipo de observação ou pesquisa que possam fazer em casa.

Exemplo: No plano de aula que indicamos, a discussão de contexto que seria feita pelo professor em sala pode ser iniciada a partir do envio do vídeo sugerido no plano e das questões apresentadas na etapa de contexto (veja aqui) para subsidiar as reflexões dos alunos. Para a etapa da questão disparadora trazida no plano, é possível propor que os estudantes façam um levantamento, em alimentos que eles consumam, da quantidade de calorias.

2. Estabeleça trocas. Proponha um espaço para que os estudantes possam trocar suas impressões e comentem as respostas coletivamente. Dependendo dos recursos que os alunos possuam, é possível que a atividade seja feita em tempo real ou registrada para ser comentada posteriormente. As respostas podem, por exemplo, ser registradas em um fórum de discussão ou compartilhadas durante uma call

3. Entre no jogo. A partir do que foi compartilhado, discuta as respostas trazidas pelos estudantes. As possibilidades vão depender dos recursos disponíveis por seus alunos. Se todos possuírem acesso à internet, é possível combinar um horário para uma transmissão ao vivo, em que os alunos podem enviar suas dúvidas por meio de um chat. O professor pode respondê-las ao vivo. Caso não seja possível, o professor pode gravar vídeos comentando as respostas ou ainda enviar feedbacks para os estudantes. Nesse momento, explique os conceitos envolvidos no conteúdo apresentado para ampliar os conhecimentos da garotada.

4. Realize a atividade principal. Após introduzir o tema, é hora de propor que apliquem o conhecimento. As atividades podem ser realizadas em pequenos grupos ou individualmente, dependendo da proposta planejada pelo professor.

Exemplo: No plano de aula sobre calorias, a proposta  é a análise de um segundo vídeo, indicado na etapa “mão na massa”. O processo do envio do link e das questões disparadoras pode ser repetido. Envie a tabela nutricional por imagem para que os alunos também possam analisá-la e desenvolver as atividades necessárias.

5. Faça um fechamento dos aprendizados. Volte a encontrar virtualmente com os estudantes – usando plataformas como o Zoom ou o Hangouts – e realize a sistematização, permitindo que os alunos falem sobre suas descobertas. Lembre-se de adaptar as etapas de interação em tempo real se os alunos não possuírem acesso à internet.

6. Avalie. Faça uma discussão breve ou elabore um questionário para que os estudantes registrem o que aprenderam, quais situações foram mais interessantes durante a aula e como elas avaliam a própria participação no processo.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!