Para usar com as crianças

Atividade: corrida de sapo no meio da casa

De pulinho em pulinho, adultos e crianças disputam uma prova divertida, que exige força e velocidade

Para fazer a prova, não é necessário nenhum outro material: apenas abrir espaço em um cômodo da casa. Ilustração: Pedro Hamdan/NOVA ESCOLA

Brincar de faz-de-conta é uma especialidade das crianças. Elas adoram! E essas brincadeiras podem ser um caminho para engajá-las em atividades que movimentem o corpo. Um exemplo é a corrida de sapo, em que os pequenos imitam os movimentos do animal para atingir a linha de chegada.

“É possível realizar essa atividade dentro de casa. Mesmo que o espaço seja limitado, já é suficiente para que a criança se movimente e trabalhe suas habilidades motoras e de percepção espacial”, explica a professora Adamari Rodolfo Depetris, que faz parte do Time de Autores NOVA ESCOLA.

A brincadeira começa com uma contação de história sobre um sapo. Isso cria o ambiente para a atividade, cativando a atenção das crianças, e permitindo que elas criem e imaginem. “Depois de realizar essa atividade com a minha turma algumas vezes, eles sugeriram experimentar fazer a corrida também imitando outros animais”, conta a professora.

Para realizá-la em casa, a família só precisa liberar um espaço, que pode ser em linha reta, ou fazendo curvas e com obstáculos para aumentar o desafio. “Se os pais puderem brincar junto, imitando o sapo e participando da corrida, vai ser muito mais significativo para a criança”, diz Adamari. Vale lembrar que essa atividade não tem limite de idade, então outras crianças e adultos da casa também podem participar.

Veja, abaixo, as orientações que você pode transmitir à família.

Indicado para: Crianças bem pequenas e crianças pequenas

Materiais: Celular ou computador conectado à internet

1. Envolva as crianças: A história sugerida para abrir a atividade é O Coelho e o Sapo, de Thelma Andrade. Caso não encontre a obra impressa, na internet há algumas versões disponíveis. Uma opção é assistir com a criança à contação da história no Programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, disponível no YouTube:

2. Proponha a atividade: Converse sobre a narrativa e seus personagens, quais movimentos eles fazem e as diferenças entre eles. Convide a criança a experimentar mover-se como um sapo. Para isso, basta agachar, tentando encostar as mãos no chão, dar uma salto para a frente, esticando as pernas, e voltar ao chão agachando. Depois, sugira apostar uma corrida imitando o animal.

3. Prepare o espaço: Arraste os móveis para liberar o espaço da corrida e marque com uma fita as linhas de início e de fim.

4. E foi dada a largada! Dê o sinal de partida e tentem ir até o outro lado saltando para a frente e agachando. Quem chegar primeiro ganha.

Dica: Também pode ser divertido tentar imitar uma cobra (se arrastando pelo chão, usando o apoio do antebraço e as pernas), uma galinha (agachados, movendo apenas os pés e agitando os braços, como suas asas), um elefante (com pernas esticadas e mãos no chão), ou até o desafiador caranguejo (de barriga para cima, com mãos e pés no chão).

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!