Para usar com as crianças

Atividade: redescobrindo receitas de família

Como educadores podem convidar as crianças, mesmo a distância, a participarem de um resgate sobre a história e as tradições familiares

Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

A cozinha é um laboratório de exploração e o ato de cozinhar, em si, pode ser uma oportunidade valiosa de desenvolver a relação entre adultos e crianças, fortalecer laços familiares, aprofundar o conhecimento do pequeno sobre si e sobre a família. “O professor pode sugerir como as famílias podem enriquecer esse momento, na medida do que é possível para cada lar”, aponta Adriana Vidaletti, professora da rede municipal de Canoas (RS), e parte do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

A proposta Receitas com as Famílias dos Bebês apresenta uma sugestão para, durante o período letivo regular, realizar um resgate sobre algumas tradições familiares da alimentação da criança. Abaixo, apresentamos sugestões sobre como propor uma investigação parecida durante o momento de distanciamento social. As propostas foram elaboradas com base nas indicações de Adriana, de Simone Spadotto Aiex e Fabiana Meirelles, da Escola Vera Cruz, em São Paulo, e da nutricionista Juliana Bergamo, autora da página Papos de Papás.

Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

1. Compartilhe sua rotina: Por vídeo, e-mail ou até carta, compartilhe com crianças e famílias sua própria rotina. Explique como tem sido a sua alimentação e a das pessoas com quem convive. Recorde alguma receita relacionada à sua própria infância e conte para os pequenos sobre como era cozinhar com sua mãe ou pai, ou sobre algo que só a sua avó é capaz de fazer. Dispare a questão: quais comidas seus pais se lembram da própria infância ou seus avós costumavam fazer a vocês?

2. Proponha uma investigação: Proponha que as crianças conversem com pais e avós sobre suas experiências culinárias na infância. Pode ser um momento bacana de construção de relações. Também é uma oportunidade para telefonar para outras pessoas da família de quem talvez elas estejam distanciadas por causa da pandemia de covid-19.

3. Estimule a realização de registros: Proponha que pais e crianças criem registros sobre esses momentos. Algumas opções são:

- Pais escrevem receitas sugeridas pelos avós ao telefone e as crianças fazem ilustrações para acompanhar o livro de receitas.
- Crianças e pais realizam fotografias ou vídeos durante o processo de preparação de uma receita.
- Crianças gravam áudios ou ditam um texto para que pais possam contar sobre essas experiências para colegas e para a professora.

4. Proporcione o intercâmbio de informações: Receba as informações, conforme elas forem chegando (pode acontecer ao longo de várias semanas). Organize-as e, aos poucos, vá compartilhando com as famílias, da maneira como você achar melhor. Elabore uma apresentação em PowerPoint, compartilhe diretamente vídeos recebidos das famílias. Esse contato com os colegas aumenta o repertório sobre alimentação e também ajuda as crianças a matarem as saudades dos amigos.

5. Retome o tema na volta às aulas: Quando o período de distanciamento terminar, é importante articular as ações feitas enquanto a turma estava longe do trabalho dentro da instituição escolar. Uma possibilidade é recuperar as conversas sobre alimentação e propor a elaboração de um livro de receitas da turma.

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!