Para saber ainda mais

Materiais lúdicos e informativos sobre alimentação

Veja sugestões de músicas, vídeos, livros infantis e textos para adultos sobre como promover hábitos alimentares saudáveis

Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

Confira, abaixo, sugestões de materiais que podem ser encaminhadas às famílias ou utilizadas por você para se aprofundar no tema da alimentação saudável.

VÍDEOS E JOGOS

Playlist Hora da Papinha
Palavra Cantada
Disponível no Youtube
O grupo oferece gratuitamente em seu canal na plataforma uma lista de canções sobre o momento da alimentação.

App Playkids
Disponível na App Store e no Google Play
O aplicativo para tablets e smartphones apresenta jogos e séries infantis. Entre elas, Monster Chefs – que apresenta ingredientes e receitas de diversas partes do mundo – e Mini Chefinhos – que traz receitas que podem ser executadas pelas crianças.

LIVROS INFANTIS

Os Pestes
Roald Dahl, Editora 34, 112 págs., R$ 39,00
Conta a história de dois personagens muito pouco simpáticos. Um deles, o senhor Peste, tem sempre a barba suja de comida, molhos e outras coisas.

Telefone sem Fio
Ilan Brenman e Renato Moriconi, Companhia das Letrinhas, 32 págs., R$ 47,90
O livro apresenta apenas imagens de personagens cochichando uns para os outros. Pode despertar questões como “sobre o que estão falando?” e “se eles estiverem falando sobre comida, o que será que cada um gosta de comer?”

A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas - 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer
Katia Kanton, Companhia das Letrinhas, 88 págs., R$ 52,90
Apresenta receitas inspiradas por histórias conhecidas pelas crianças, como a cesta de comidas que a Chapeuzinho Vermelho leva para a sua avó.

Vovó Veio do Japão
Janaina Tokitaka, Raquel Matsushita, Mika Takahashi e Talita Nozomi, Companhia das Letrinhas, 80 págs., R$ 49,90
Para abordar como a alimentação pode variar de acordo com a família e com o local do mundo.

SITES

Portal Mesa Brasil
A página do Sesc-SP apresenta sugestões de receitas com alimentos in natura, de baixo custo e com aproveitamento integral dos ingredientes.

Portal Panelinha
Liderado pela chef e apresentadora de TV Rita Lobo, o site apresenta sugestões – em texto e vídeo – de preparações utilizando alimentos in natura ou com baixos níveis de processamento.

Movimento Comer Para Quê?
Site apresenta temas mobilizadores sobre alimentação saudável.

Instagram Papos de Papás
O perfil criado pela nutricionista Juliana Bergamo apresenta dicas e sugestões sobre alimentação saudável para crianças e jovens.

DOCUMENTOS

Guia Alimentar da População Brasileira
Disponível para download em PDF
Publicação do Ministério da Saúde que revolucionou mundialmente a concepção sobre alimentação saudável.

Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos
Disponível para download em PDF
Publicação do Ministério da Saúde com recomendações sobre a alimentação durante a primeira infância.

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!