PARA REPLANEJAR O ANO

PDF para baixar: atividades e objetivos prioritários para crianças pequenas

Tabela construída por especialistas de NOVA ESCOLA sugere atividades fáceis de serem feitas em casa com mediação das famílias

Seleção de objetivos prioritários foi feita pela especialista Beatriz Ferraz. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Na Educação brasileira e em toda a sociedade, 2020 pode ser dividido em dois momentos. Até meados de março, os professores e gestores de Educação Infantil seguiam sua rotina normal de trabalhos, iniciavam as atividades com as crianças após construírem com muito empenho o seu planejamento para este ano. Com a chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil, tudo mudou. As escolas foram fechadas e a busca por contato com as famílias se tornou a principal forma de garantir a continuidade da aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos.

No caso das crianças pequenas — na faixa etária entre os 4 anos e 6 anos e 2 meses, segundo a organização proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) —, o contato com os familiares não é apenas importante, mas um esforço para garantir um direito previsto na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: é nessa idade que a Educação Básica passa a ser obrigatória em todo o país. 

Para ajudar os professores e gestores a desenvolverem esse diálogo com as famílias e pensarem em propostas que podem ser facilmente adaptadas em casa, NOVA ESCOLA convidou uma equipe de especialistas para selecionar atividades e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento prioritários para a quarentena. 

Abaixo, você encontra a tabela em PDF com sugestões de atividades do acervo de NOVA ESCOLA para serem realizadas em casa e a lista dos objetivos da BNCC aos quais elas correspondem. Clique no botão para conferir as propostas, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas.

BAIXE O ARQUIVO

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

“Deixamos de fora todas as propostas mais complexas e que utilizavam materiais muito elaborados para tentar focar naquilo que é facilmente adaptável a diferentes contextos familiares”, explica Beatriz Ferraz, especialista responsável pela seleção. “Focamos em atividades como desenho, leitura de histórias, faz de conta, músicas, receitas... exercício de escolhê-las não foi uma priorização em termos de aprendizagem, mas do que é possível ser feito neste momento, para não estressar as famílias.”

Ana Teresa Gavião, consultora dos Planos de Atividade de NOVA ESCOLA, ressalta também que há muitas atividades relacionadas ao cotidiano, como aquelas que abordam cuidados pessoais e a momentos de alimentação. “As questões do dia a dia, independentemente de se estar na escola ou não, são muito ricas em aprendizagem”. Ela lembra ainda que atividades selecionadas com danças e músicas proporcionam momentos prazerosos para as famílias e permitem aos adultos acessarem a sua memória afetiva. “O lado lúdico pode ajudar a trazer leveza para toda essa situação.”

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