Para se organizar

Material para baixar: ficha de registro das observações da família

Sem o contato presencial, fica difícil acompanhar o desenvolvimento das crianças - mas não impossível. Um arquivo pode ajudar a fazer isso a distância

Em casa, os adultos podem observar e registrar a atividade, compartilhando com o professor as suas impressões. Foto: Marcela Alvim/NOVA ESCOLA

Nas brincadeiras com os materiais de largo alcance, o papel dos adultos é observar e registrar as interações que bebês e crianças fazem com os objetos (como empilhar, derrubar, encaixar...) e as narrativas que criam no faz de conta.

É a partir desse registro contínuo que se pode compreender o que aquela criança está investigando e como está interpretando o mundo, mesmo que de primeira isso não fique claro para nós. “Quanto menos estruturado for um objeto, mais a criança projeta nele e na brincadeira seus pensamentos, questionamentos e entendimentos da sociedade”, explica Gisela Tapioca, psicóloga e formadora da Avante - Educação e Mobilização Social.

Mas com os pequenos em casa, essa observação fica prejudicada. A saída pode estar em combinar com as famílias que elas promovam essas brincadeiras e depois relatem para o professor. E caso tenham disponibilidade, também podem fotografar e filmar. Para auxiliar nesse processo, NOVA ESCOLA preparou uma ficha que pode servir de roteiro para a conversa com a família e o registro do educador. Ela pode ser baixada e utilizada em formato .docx, compatível com Microsoft Word ou Google Docs, ou mesmo impressa e preenchida à mão.

BAIXE O ARQUIVO