PARA USAR COM AS CRIANÇAS

Atividade: valorizando o “conviver” por meio de fotos dos bebês e da turma

Ainda que a distância, estimule o convívio entre os pequenos, um de seus direitos mais afetados pela pandemia

A atividade busca garantir a convivência com outras crianças, um dos direitos de todo pequeno. Ilustração: Thiago Lopes/Estudio Kiwi/NOVA ESCOLA

Muitas pessoas estão sentindo saudades dos amigos devido ao isolamento social. No caso das crianças, isso também acontece. Além disso, o isolamento dificulta que elas exerçam um dos seis direitos de desenvolvimento e aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o conviver. Segundo o documento, as crianças têm direito a “conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas” – e é justamente o convívio com outras crianças que mais está comprometido neste momento.

“A criança aprende por meio de relações e interações. Ela vê, observa e sente o outro para adquirir o conhecimento sobre eles, sobre si e sobre o meio em que vive. Agora, elas estão com muita falta dessa interação”, reflete Vera Regina Corrêa de Mello, diretora pedagógica na escola Dreamkids e professora do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Para ela, a situação é ainda mais complicada para quem é filho único e está há meses sem contato com outras crianças.

Vera conta que, no início da pandemia, a escola em que trabalha tentou organizar atividades de música, capoeira e contação de história on-line com as crianças, mas logo percebeu que isso não seria viável. “Faziamos lives e as crianças queriam falar com o professor, mas não dava. Nas videochamadas, elas queriam interagir e isso era bem difícil. O intuito da Base é garantir os direitos, e uma aula on-line não os atende.” Agora, as videochamadas são realizadas com pouca frequência e para um contato livre entre as crianças. No caso dos bebês, apenas os pais e responsáveis interagem com os educadores.

Para incentivar que as famílias interajam com os bebês, NOVA ESCOLA e Vera Regina adaptaram o plano de atividade “Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos” para ser realizado em casa.

ATIVIDADE: FOTOGRAFIAS E RECORDAÇÕES

Por meio de imagens de outros bebês, estimule os pequenos a se lembrar da turma e da creche

Indicado para: Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

Materiais: Fotografias individuais dos bebês e, se possível, em grupo na creche

Na BNCC: EI01EO06, EI01EF01 e EI01EF06

1. Proponha a atividade: Explique que você está propondo uma atividade para que os bebês possam se recordar da creche. Para isso, separe fotos da turma, caso tenha, e peça que cada família envie uma foto da criança, identificada pelo nome. Os pais podem organizar as imagens em uma pasta no celular ou computador, ou até imprimi-las.

2. Preparando um espaço: Oriente os pais a preparar um espaço confortável na casa para realizar essa experiência. Além das fotos, eles poderão providenciar brinquedos, almofadas e tapetes.

3. Mostre as fotos: O adulto responsável pode começar exibindo as imagens individuais de cada bebê. Depois que a criança tiver um tempo para ver todos os registros e interagir fisicamente com eles, caso estejam impressos, pode nomear quem está nas fotografias. Vale também descrever também qual atividade cada bebê está realizando nas imagens e onde estão. Os pais ou responsáveis devem observar se o bebê reconhece quem está nas fotos e de que forma nomeia a si próprio e aos colegas. Diga para que o adulto repita o processo com as fotos em que os bebês aparecem interagindo em grupo.

PONTO DE ATENÇÃO: É importante lembrar aos pais sobre a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria de não expor crianças de menos de 2 anos a telas de celulares e computador. Imprimir as fotos (algo que pode ser feito pela própria escola) pode ser um caminho mais proveitoso e seguro.

4. Música para lembrar da creche: Previamente, você, professor, pode sugerir uma playlist com canções que as crianças ouviam na escola para servir de trilha sonora enquanto as crianças e seus familiares penduram as fotos em um varal (caso sejam impressas). Enquanto isso, devem interagir, brincar e dançar juntos.

PONTO DE ATENÇÃO: Para que o direito de conviver seja garantido, é essencial que os adultos se disponibilizem a brincar e conversar com os bebês. Isso deve ser feito independentemente da situação de isolamento social. Porém, devido a ela, a disponibilidade das famílias é a única oportunidade de interação que os bebês possuem.

5. Registros da atividade para o retorno: Peça que as famílias tirem fotos desse momento para que, quando as atividades escolares voltarem ao modo presencial, elas sejam colocadas em um varal no espaço de referência dos bebês. Assim, eles também poderão ver e mostrar para seus colegas fotografias deles e de suas famílias em casa.