PARA USAR COM AS CRIANÇAS

Atividade: desenvolvendo o “conhecer-se” por meio de produções artísticas no retorno

Com desenhos, pinturas e colagens, as crianças podem expressar seus sentimentos relacionados ao isolamento social e construir sua identidade

Valorize o autoconhecimento e a expressão pessoal das crianças nesta atividade. Ilustração: Thiago Lopes/Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

Um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o “conhecer-se”. Segundo o texto do documento, as crianças têm o direito de “construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”.

Para Leda Barbosa, professora de Educação Infantil na rede pública do Distrito Federal, a criança precisa conhecer seus sentimentos e aprender a lidar com eles: “Os adultos precisam respeitá-las e ajudá-las a entender que suas vivências têm validade”. Ela diz, ainda, que as crianças não conseguem, em muitos casos, compreender e verbalizar sentimentos como medo, angústia e ansiedade, ainda mais comuns em uma situação de isolamento e luto pessoal e social. Voltar para a escola depois de muito tempo e encontrar um ambiente com novas regras, como o uso de máscara e o distanciamento, também pode trazer novos sentimentos.

NOVA ESCOLA e Leda Barbosa adaptaram o plano Grande Atêlie de Artes para ser realizado em um futuro retorno às atividades presenciais. “A maneira como a criança se enxerga, se expressa, os materiais que usa e o modo como comenta o que fez é bem particular. Além disso, essa atividade é uma oportunidade de ela reconhecer que a arte pode ser usada para o autoconhecimento e a expressão pessoal”, comenta a professora.

ATIVIDADE: CONHECENDO-SE ATRAVÉS DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Incentive as crianças a refletirem sobre seus sentimentos durante e após a quarentena

Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Materiais: Folhas sulfite, cartolinas, lápis de cor, giz, tinta, massa de modelar e objetos diversos selecionados pelas crianças

Na BNCC: EI02EO07, EI02EO06 e EI02ET05

1. Faça o convite: Diga para as crianças e seus pais que você deseja propor uma atividade artística relacionada ao período da quarentena. Peça que eles separem e levem para a escola materiais com os quais tenham tido contato durante o isolamento social, como pedrinhas do jardim, pedaços de tecido, folhas de árvore e caixas de pequenas embalagens.

2. Organize o espaço: Crie um ateliê de artes distribuindo folhas sulfite, pedaços de cartolina, papel-cartão, pincéis, tinta, massa de modelar etc.

PONTO DE ATENÇÃO: A organização do espaço e o compartilhamento de materiais devem ser feitos atendendo aos protocolos de saúde. Caso medidas rígidas ainda sejam necessárias, é possível realizar a atividade em um espaço aberto.

1. Conversa inicial: Peça que cada criança apresente os objetos e materiais trazidos de casa para contar por que os escolheu. Faça perguntas como: “Tem muitas folhas de árvore, assim, perto da sua casa? E essa embalagem, você comeu muito desse doce durante a quarentena?”

2. Incentive a criatividade artística: Sugira um tema para a realização do desenho, pintura ou escultura. Você pode pedir que eles mostrem o que mais faziam quando estavam em casa ou o que mais gostavam de fazer, por exemplo. Enquanto eles realizam o brincar artístico, caminhe pelo espaço, observe como interagem com os materiais propostos e com os que trouxeram de casa. Caso perceba alguma dificuldade, sugira possibilidades de uso ou converse particularmente com eles para incentivá-los a descobrir o que desejam fazer.

5. Apresentação e comentário: Quando todas as artes estiverem finalizadas, peça que cada um apresente o que fez. Com base no que observar, faça perguntas, como “você desenhou só você aqui dentro da sua casa, mas você estava sozinho?” Uma possível resposta da criança é dizer que se sentia sozinha sem os amigos da creche. Caso algo assim aconteça, converse sobre esse sentimento; é provável que outras crianças também expressem sentimentos e vivências parecidas.