Sugestão de atividade

Criando tintas e observando nuvens: duas atividades de Jacareí para a sua turma

Conheça propostas desenvolvidas pelas professoras Ruth e Eridan com as famílias e crianças ao longo do isolamento social

As professoras valorizam atividades que aproveitam o ambiente doméstico das crianças. Foto: Rogério Pallatta/NOVA ESCOLA

Brincadeiras que promovam o desenvolvimento dos pequenos sem que as famílias precisem gastar dinheiro são ótimas atividades para os professores proporem aos pais e responsáveis das crianças enquanto a dinâmica escolar continua a ocorrer remotamente.

A professora Ruth Faria, da Creche Johery Correa de Azevedo, em Jacareí (SP), propõe a produção de tintas caseiras para a realização de pinturas e desenhos.

A preparação, conta Ruth, já é o início da brincadeira. Um pedacinho da beterraba usada na salada, o pó do café passado ou mesmo temperos, como o açafrão, são alguns exemplos de materiais fáceis de ser encontrados nas casas e que podem estimular a criatividade dos pequenos na hora de criar a tinta. “No momento do preparo, os pequenos conseguem observar o que ocorre com a mistura. A textura de cada tinta que vai se formando, o cheiro e as cores”, explica Ruth.

Outra proposta é a observação das nuvens no céu, sugerida pela educadora Eridan Matos, professora na EMEI Professora Maria Amélia Mercadante Turci, também de Jacareí. “Além do contato com a natureza,  a proposta desperta a imaginação, a observação, o lugar delas com a família.” No caso das crianças da turma da Eridan, a maioria vivia em casas com quintal, mas a atividade pode ser feita também da janela ou sacada da residência, sempre acompanhada dos responsáveis e cumprindo todos os protocolos de segurança.

Confira, abaixo, o passo a passo das duas sugestões de atividade.

Atividade 1: preparando tintas e pincéis caseiros

Temperos e alimentos fáceis de ser encontrados na prateleira e na geladeira podem dar asas à imaginação das crianças

Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Materiais: Maisena ou farinha; uma colher de chá do tempero à sua escolha: açafrão, se quiser uma cor amarela, urucum no caso de um tom mais avermelhado, pó de café para a cor marrom; um pedaço pequeno de beterraba caso deseje uma tinta na cor rosada; Água; Potes plásticos e recipientes para colocar a tinta; Liquidificador (atenção: apenas o adulto pode manusear esse eletrodoméstico)

Na BNCC: EI02TS02

1. Organize o ambiente: Prepare um espaço da casa onde você e as crianças possam utilizar as tintas sem danificar móveis e objetos. Caso os familiares achem adequado, sugira a eles que forrem o local com jornais.

2. Apresentando a atividade: Explique para a família e a criança que eles vão fazer tintas diferentes e convide-as a participar. O professor pode produzir um vídeo, que será passado à criança pelo responsável,  explicando a atividade e a estimulando a participar.

3. Preparando as tintas: Insira a cola, a farinha ou a maisena em um pote, coloque água e em seguida uma colher de chá do tempero à sua escolha. Misture até criar uma pasta com a consistência de um mingau bem ralo. Caso opte por fazer a tinta com beterraba, utilize só um pedaço do legume. Corte em pedacinhos menores, misture com um pouco de água e bata no liquidificador. Em seguida, coe e separe o líquido para acrescentar a farinha ou maisena até ficar na consistência de um mingau ralo.

4. Usando as tintas: A criança pode pegar folhas e pedras do quintal para utilizar como carimbo na hora da pintura, usar as mãos ou outros instrumentos para a atividade.

5. Registro da atividade: Sugira aos pais ou responsáveis que façam vídeos ou fotos da criança enquanto desenvolvem a proposta para compartilhar com o grupo no WhatsApp.

Atividade 2: as formas e desenhos das nuvens

No quintal ou na janela, olhar para o céu permite às crianças compreenderem fenômenos da natureza de forma criativa

Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Materiais: Celular ou câmera para fazer fotos ou gravar vídeos ou áudios; papel, lápis, caneta e tintas para produções artísticas

Na BNCC: EI02ET02

1. Observando o céu: Peça que as crianças e famílias se encaminhem ao quintal para observar as nuvens. Caso a residência dos pequenos não tenha quintal, vá até a janela ou sacada.

PONTO DE ATENÇÃO: Caso a atividade seja feita pela janela ou sacada, oriente os pais a tomarem todos os cuidados com a segurança da criança.

2. Identificando desenhos no céu: Pergunte para a criança se ela consegue encontrar objetos ou animais nas nuvens. Estimule fazendo perguntas sobre o que ela enxerga.

PONTO DE ATENÇÃO: Oriente os responsáveis para que não interfiram na observação da criança e façam comentários que estimulem o pensamento dela. Os adultos podem lembrá-la de que o vento sopra e dá movimento e formas às nuvens. Outra possibilidade é mostrar como o vento também balança as folhas nas árvores.

3. Registrando o que foi visto nas nuvens: Pergunte para a criança se ela quer fazer um registro do que viu no céu. Pode ser áudio, contando a experiência no grupo ou mesmo um desenho da observação dela.

4. Repita a experiência: Peça que as crianças e as famílias realizem essa atividade em diversos momentos, para observarem como as nuvens se movimentam e mudam de forma ao longo do dia.