Material para o professor

Conheça a Carteira Pedagógica de Jacareí, usada no trabalho remoto com as crianças

Destrinchamos o material, preparado pela rede municipal, disponível gratuitamente para qualquer professor. Documento simplifica o registro das atividades e organiza um cronograma de propostas

Com a Carteira Pedagógica, a rede municipal de Jacareí achou uma opção para manter os relatos de observação dos professores. Foto: Rogério Pallatta/NOVA ESCOLA

Com a pandemia, não foram apenas as atividades com as crianças que mudaram de cara e tiveram de ser adaptadas. A versão física dos portfólios dos pequenos ficou guardada nas escolas, que permaneceram fechadas nos últimos seis meses.

Para registrar esse período de trabalho remoto, a rede municipal de Jacareí achou uma opção para manter os relatos de observação dos professores que são tão importantes para o desenvolvimento das crianças.

“Quando começou a pandemia e o início do trabalho remoto, uma das preocupações foi como fazer o registro das atividades. Não tínhamos nenhum exemplo que pudéssemos tomar como base. Pensamos então em sistematizar a coleta dos dados a partir de um documento que chamamos de Carteira Pedagógica. O nome é uma alusão à função da carteira nas nossas vidas, um objeto em que guardamos o básico e que atende a nossas necessidades”, explica Rosemara Santos, Supervisora Pedagógica das EMEIs de Jacareí.

Ela explica que a Carteira é diferente do portfólio por não ter a riqueza de detalhes que consta nesse tipo de registro, mas reúne de maneira simples o necessário para o momento vivido. O documento é dividido da seguinte forma (baixe um modelo aqui ou no final da matéria).

Identificação da turma, nível e o período de monitoramento

A documentação criada pela rede municipal de Jacareí contempla um mês completo. Assim, a cada novo mês, o professor tem uma nova Carteira que será preenchida e encaminhada para a coordenadoria da escola.

Calendário com propostas de atividades a serem apresentadas às crianças e seus responsáveis

A distribuição das atividades propostas é pensada de maneira a levar em consideração o tempo de preparação da atividade e o grau de supervisão necessários aos responsáveis pela criança. Por exemplo, atividades culinárias são propostas em dias distintos de atividades de exploração e investigação, uma vez que ambas demandam tempo e podem fazer sujeira.

Rosemara destaca que o educador tem a liberdade de fazer alterações do cronograma das propostas sempre a partir da comunicação com o professor coordenador.

Quadro da rotina do trabalho remoto do professor

Nesse espaço, o professor registra as atividades propostas, dividindo entre atividades nos dias em que ele interage com crianças e as famílias (por meio de videoaulas, chamadas, áudios no grupo da turma, de acordo com a preferência do professor) e os dias em que as propostas são feitas apenas com os responsáveis dos pequenos.

Quadro de rotina do trabalho remoto com as crianças

Nessa parte são apresentados as propostas e os campos de experiência a serem desenvolvidos, de acordo com o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê.

Percurso com as famílias

Nessa etapa, o professor inclui o nome de cada criança em uma lista e responde sobre a participação das crianças e dos familiares nas atividades propostas. “Essa parte do registro da Carteira Pedagógica é que possibilita entender como ocorre a interação com a família, se ela dá um retorno ou não”, explica Rosemara.

Registro reflexivo do professor

Nessa parte, o professor pode detalhar o desenvolvimento de estratégias que engajaram mais as famílias das crianças, por exemplo.

Mural

Nesse espaço, o professor pode incluir fotos e prints que representam como foi o trabalho naquele mês.

Além da carteira, a rede também passou a disponibilizar em seu perfil no Instagram vídeos e fotos com devolutivas das crianças realizando as atividades, sempre com autorização dos responsáveis (confira aqui).

BAIXE O ARQUIVO