MATERIAL PARA O PROFESSOR

Os áudios de WhatsApp da professora Patrícia, cheios de afeto, acolhimento e lágrimas

Veja exemplos de como a professora levou e recebeu carinho das crianças e famílias no isolamento social

Patrícia mostra que afeto também é dar atenção, escutar e motivar. Foto: Patrícia Stavis/NOVA ESCOLA

Desenhos nas capas das propostas de atividades 

Toda semana, as turmas de Patrícia recebem o que a escola chama de módulo – um arquivo em PDF com as orientações sobre as sugestões de atividades a serem realizadas naquele período. No começo, a própria professora preparava a capa deste material, com elementos coloridos para chamar atenção. Depois, ao perceber a felicidade e o orgulho com que as crianças mostravam, durante os encontros virtuais, os desenhos que haviam feito, ela teve a ideia de utilizar esse material como capa dos módulos. 

Agora, a cada semana, em esquema de rodízio ela utiliza um desenho e coloca o nome de quem fez. “É uma maneira de valorizar a produção das crianças. Elas adoram e ficam me perguntando quando será a vez do desenho delas”, conta Patrícia. 

Áudios e vídeos personalizados 

Afeto também é dar atenção, escutar e motivar. Os áudios e vídeos em que a professora se direciona diretamente à criança, estimulando a participação, perguntando como ela e a família estão se sentindo ou demonstrando que viu suas produções são importantes recursos para fortalecer vínculos. Veja os exemplos: 

1º conversa: A emoção da mãe da Joana

Neste vídeo, Patrícia dirige-se a Joana, de 4 anos, e sua família. 

A resposta emocionada enviada por Solange Carraro da Silva Nunes, mãe da Joana.

2ª conversa: acolhimento da Mariana

Neste áudio, Patrícia dá as boas-vindas a Mariana, de 5 anos, que havia sido transferida de escola. 

Aqui, a resposta da Mariana. 

3ª conversa: O carinho do Henrique

Este outro áudio traz mensagem de Henrique, 5 anos, e sua mãe, Débora Juliana de Magalhães Schwalbe.

4ª conversa: a saudade da Mirela

No áudio a seguir, Mirela, 5 anos, fala da saudade do CEI Felícia, como parte de uma atividade proposta por Patrícia para que os pequenos relatassem o que têm sentido falta no isolamento social.

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