SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Um passo a passo de como Patrícia organiza uma videochamada com crianças pequenas

No contexto remoto, a professora Patrícia fez interações de curta duração com as turmas com rodas de conversa e uma chamadinha musical

A professora faz uma chamadinha musical com a turma em encontros on-line de curta duração. Foto: Patrícia Stavis/NOVA ESCOLA

Conforme a pandemia avançava e os meses de isolamento aumentavam, Patrícia Anelise Sardagna Schroeder, que trabalha com duas turmas de crianças de 4 a 5 anos no CEI Professora Felícia Cardoso Vieira, em Joinville (SC), começou a receber muitos áudios das crianças pedindo para encontrar os amigos e a própria docente. O mesmo ocorreu com grupos de outras educadoras. Assim, no fim de agosto, os gestores do CEI Felícia, em conjunto com os professores, resolveram organizar encontros virtuais. Até então, os contatos eram feitos por troca de áudios e vídeos.

Isso foi possível porque a maioria das famílias estava conseguindo acessar a internet. Patrícia tem duas turmas com crianças de 4 e 5 anos: uma com 22 e outra com 23. Dessas, apenas quatro das famílias optaram por buscar na escola a versão impressa das atividades propostas. E mesmo estas estavam utilizando aplicativos como WhatsApp.

Os encontros podem ser planejados de várias maneiras. Na proposta realizada por Patrícia, o início é reservado para conversar com as crianças e os responsáveis e contar novidades. Depois, é feita a chamada com os nomes de todos na turma. A ideia é recordar uma das atividades da rotina pré-pandemia da escola, o que contribui para trabalhar a memória afetiva das crianças.

Vale lembrar que os momentos ao vivo não podem se prolongar muito, por serem cansativos para as crianças. “Prefiro realizar propostas simples, mas que estimulem a participação”, conta a professora. Depois da chamada, ela completa a atividade com brincadeiras que envolvam a turma e as famílias.

Confira, a seguir, um passo a passo da conversa e da chamada da professora com as crianças.

ATIVIDADE: RODA DE CONVERSA E CHAMADINHA MUSICAL

Transforme o encontro virtual em um momento de troca e afeto

Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Materiais: Confeccione previamente fichas ou crachás com os nomes das crianças em letras maiúsculas.

Na BNCC: EI03EO04

1. Recepcione crianças e responsáveis: Dê as boas-vindas a cada um que entrar na chamada ao vivo.

2. Propicie o diálogo: Estimule cada criança a contar as novidades, o que fizeram nos últimos dias e como se sentiram. Deixe-as livres para escolherem o assunto. Podem ser as propostas da escola, as brincadeiras e atividades com familiares ou algo que aconteceu e elas queiram partilhar. Nas turmas da professora Patrícia, várias crianças ganharam animais de estimação, os quais elas animadamente queriam mostrar aos colegas. Tem aquelas que mostram os desenhos ou contam do bolo que fizeram, entre outros temas.

3. Faça uma chamadinha musical: Depois da conversa inicial, peça para os responsáveis fecharem os microfones, para evitar muito ruído simultâneo. Tenha os crachás com os nomes de todos da turma acessíveis. A professora Patrícia aproveita para resgatar uma das maneiras de fazer a chamada no período anterior à pandemia. Ela utiliza uma música – Bom dia (ou boa tarde), fulano (diz o nome da criança), sorria, como vai. Legal! – já conhecida dos grupos. A cada nome falado, as crianças vão fazendo sinal de legal ou ligam o microfone e cumprimentam os colegas, como se estivessem na roda de conversa da escola.

4. Desdobramento: Após completar a chamada, sugira brincadeiras que envolvam as crianças e os responsáveis. Tenha sempre na manga mais de uma brincadeira para poder realizar caso a primeira opção não flua. “Nesses encontros, a gente observa muito como os grupos estão acolhendo as atividades, quais geraram interação”, explica Patrícia.