PARA DOCUMENTAR O ANO

Portfólio: 5 dicas para selecionar as produções dos pequenos em 2020

Ferramentas digitais e vídeos são boas opções, mas por que também não envolver as crianças e famílias na construção de uma pasta ou caixa física com fotos, desenhos e outros registros deste ano?

As famílias também podem ajudar no processo de seleção das produções das crianças. Foto: Itawi Albuquerque/NOVA ESCOLA

Professores que já têm experiência trabalhando na Educação Infantil estão acostumados a organizar um portfólio com as produções das crianças ao longo do ano, mas como fazer isso quando não se tem acesso físico ao que elas produziram? As possibilidades oferecidas pela tecnologia são muitas, mas isso não significa que os meios digitais são os únicos para montar essa pasta durante o contexto de pandemia e isolamento social.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer esse compilado e valorizar o desenvolvimento dos pequenos em um ano tão difícil, mas repleto de aprendizados.

Dê importância para tudo o que foi realizado

“Precisamos resgatar um pouco de tudo o que aconteceu no ano. Na Educação Infantil foi um  trabalho muito voltado para o cotidiano das casas das crianças”, diz Roberta Borges Tavares,  coordenadora do Programa de Estudos de Política Pública para a Educação Infantil da Unicamp. Segundo ela, os professores não devem colocar no portfólio apenas o que foi feito antes do período de distanciamento social ou o que foi entregue fisicamente pelas famílias, mas valorizar o que as crianças aprenderam em suas casas. Ou seja, vídeos e fotos de uma brincadeira devem ser incluídos.

Utilize ferramentas digitais

Como muitos registros (fotos, vídeos e áudios) podem ter sido enviados pelas redes sociais e como forma de preservar o distanciamento social, o modo mais prático de organizar o portfólio é por meio de mídias on-line.

Algumas ferramentas que oferecem recursos gratuitos e ajudam a organizar uma pasta para cada criança são Google Drive, OneDrive e Dropbox. Nelas, é possível armazenar fotos, vídeos, áudios, tabelas e arquivos de texto.

Compartilhe o link de acesso com os pais e responsáveis, explique que o conteúdo ficará disponível on-line, mas oriente-os a baixarem a pasta e guardá-la em seus computadores ou celulares para que não haja risco de a pasta virtual se perder com o tempo.

Monte um vídeo de fim de ano

É interessante montar um vídeo compilando registros do que cada criança realizou durante o ano. Nesse caso, uma boa ferramenta é o próprio YouTube, que possui um editor embutido para quem não dispõe de outros programas de edição audiovisual. Entretanto, como o intuito é de que cada criança tenha o seu, essa proposta pode ser mais trabalhosa para os educadores.

Outra sugestão é o professor e o gestor responsáveis pela turma gravarem um vídeo de despedida e anexarem à pasta de cada criança. Assim, uma lembrança carinhosa do educador poderá ser guardada para sempre.

Monte uma pasta ou caixa física

Caso os educadores tenham acesso a uma impressora, podem imprimir algumas fotos e colocá-las em uma pasta ou caixa física. Depois de entregues, os pais e responsáveis também podem anexar as atividades que têm em casa e brinquedos e objetos de recordação. “Materiais entregues em uma caixa nominal para a criança são uma forma concreta de fazer o encerramento do ano e as crianças gostam muito dessa materialidade. Para elas, é como se fosse um presente, principalmente porque já esperam ganhar coisas devido à proximidade do Natal”, diz Roberta.

Sugira que as famílias montem uma pasta/caixa física

O professor também pode orientar os pais sobre a importância de guardar um portfólio das crianças e sugerir essa organização em uma atividade final. Peça que eles escolham uma pasta de documentos ou caixa e um papel colorido para encapá-la. Depois, juntamente com a criança, podem revisitar desenhos, textos, fotos e atividades, conversar a respeito e guardá-los.