PARA FORTALECER A PARCERIA

Reunião de pais: 4 dicas para fazer a devolutiva final às famílias

Um encontro virtual para enaltecer o desenvolvimento das crianças e abrir espaços para dúvidas e sugestões pode ser uma boa opção para fechar 2020 em sintonia com os pais e responsáveis

Valorize as famílias em um ano em que elas tiveram papel ainda determinante para o trabalho da escola. Foto: Itawi Albuquerque/NOVA ESCOLA

Em 2020, as famílias e os responsáveis tiveram papel determinante na realização das propostas enviadas pelos educadores e nas devolutivas de como as crianças estavam aprendendo e se desenvolvendo em casa. Sem sua parceria e colaboração, nenhum planejamento dos educadores seria possível. Como de costume, é recomendado realizar uma reunião com os pais e responsáveis ao final do ano, mas este importante momento precisa ser adaptado para atender aos protocolos de distanciamento social.

“As redes que conseguiram manter a comunicação construíram outro patamar de entendimento entre família e escola. Todos passaram a se ver mais como parceiros, não como pessoas que atrapalham. Foi uma oportunidade de construir novos vínculos”, diz Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante Educação e Mobilização Social. Segundo ela, a reunião final é mais uma oportunidade de interação e celebração.

Confira, abaixo, quatro dicas para organizar a comunicação com as famílias neste fim de ano.

Escolha o melhor modo de dar a devolutiva

Com base no que melhor funcionou nas interações ao longo do ano, escolha o melhor meio para realizar a devolutiva final. Caso seja possível, é interessante propor uma reunião virtual com a presença de todas as famílias da turma e das crianças para uma conversa de despedida (avise com antecedência). Porém, caso isso não seja possível, escreva um texto, grave um vídeo ou áudio com um comentário geral sobre a turma e encaminhe no grupo de pais e responsáveis. Qualquer comentário específico sobre uma criança ou família deve ser encaminhado separadamente para ela.

Organize o que falar com antecedência

Com a ajuda do coordenador, o professor deve pensar sobre quais os principais temas a serem abordados na conversa. Defina qual será o seu tempo de fala durante a reunião ou material gravado (para que não fique muito extenso) e o que irá apresentar. Algumas possibilidades são: montar uma apresentação de slides com fotos e pequenos textos, apresentar um compilado de imagens, propor uma dinâmica. A escolha depende do que o educador perceber que pode funcionar com as famílias, considerando sua rotina e condições de acesso à internet.

Ressalte os pontos positivos de 2020

A pandemia trouxe várias perdas e fragilizou muitas pessoas. No que diz respeito à Educação, bebês e crianças foram alguns dos grupos mais afetados. Diante disso, o mais importante é valorizar o que, apesar das dificuldades, pôde ser feito. Cite o envolvimento das famílias nas propostas enviadas pela escola, o interesse das crianças e o quanto viu que elas aprenderam e se desenvolveram em casa.

Abra espaço para comentários e dúvidas

“É importante cada um falar o que aprendeu neste ano e o que quer para o ano que vem. Todos têm o que dizer: equipe, famílias e crianças. Escute, acolha e programe ações”, explica Maria Thereza. Diga para os pais quanto tempo de fala cada um terá (para que a reunião não se alongue muito) ou se coloque à disposição para receber e responder às mensagens enviadas pelas redes sociais. Lembre-se de informar até que dia os educadores estarão trabalhando e estarão à disposição para contato.