PARA OBSERVAR O ANO

Relatório final: baixe um modelo para avaliar o trabalho com as crianças

Com a ajuda de educadoras da CMEI Fúlvia Rosemberg, elaboramos um PDF para você preencher ou se guiar na hora de relembrar as propostas desenvolvidas e a relação construída com as famílias a distância

Baixe um modelo de relatório para registrar as atividades que foram desenvolvidas nesse ano. Foto: Itawi Albuquerque/NOVA ESCOLA

Em 2020, certamente, o relatório final dos educadores será muito diferente daqueles feitos em outros dezembros. Em um contexto de isolamento social e ensino a distância, é interessante registrar quais foram as maiores dificuldades e descobertas no novo modo de interagir com crianças e famílias. Segundo Roberta Borges Tavares, coordenadora do Programa de Estudos de Política Pública para a Educação Infantil da Unicamp, os professores têm em mãos fotos e vídeos, que são rico material sobre as experiências que as crianças viveram nesse período e que devem ser anexados ao relatório.

“Essas imagens e os relatos dos pais e das crianças são uma forma de construir um relatório com as experiências significativas que as crianças tiveram em seu cotidiano”, diz Roberta. Para detalhar ainda mais o relatório, os educadores devem escrever o nome da proposta sugerida e como esta se enquadra nos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem sugeridos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A gestora pedagógica da CMEI Fúlvia Rosemberg, Rozana Bandeira de Melo, espera que os relatórios que receberá durante o mês de dezembro apresentem um olhar atento dos educadores diante do processo vivido. “Foi um ano de descobertas de novas possibilidades de trabalho. Pensar uma proposta para fazer com as crianças na sua frente é muito diferente de pensar em como orientar a distância.”

Jaqueline Rodrigues Araújo, educadora na CMEI, também considera muito importante descrever como foi estruturada a interação com os pais para a manutenção do vínculo entre a família e a escola. “Escolhemos meios de contato mais acessíveis, propostas interativas e que as famílias entendessem com facilidade. Não vamos descrever muito o caso de cada criança, pois sabemos que muitas famílias não realizaram as atividades por falta de acesso à tecnologia”, diz Jaqueline. Levando isso em consideração, a educadora fará um relatório final que leve em conta a realidade geral da turma, não uma avaliação individual detalhada de cada criança.

No próximo ano, esse relatório pode e deve ser consultado para projetar novas experiências. “Podemos olhar para os desenhos e ver qual foi a qualidade dos materiais que elas tiveram e habilidades que já desenvolveram ou não. Por exemplo: se a criança só desenhou com giz de cera porque era só o que tinha disponível, precisamos proporcionar outros materiais no ano que vem”, explica Roberta.

No botão a seguir, é possível baixar um modelo de relatório final construído com a ajuda das educadoras Jaqueline Araújo e Andrezza Correia Ferro Almeida, também da Fúlvia Rosemberg. Você também pode imprimir o arquivo para preenchê-lo ou guiá-lo na construção de seu próprio relatório.

BAIXE O MODELO