PARA O GESTOR

Reunião pedagógica: um passo a passo para organizar o último encontro com a equipe

Com troca de cartas no formato “amigo secreto” e espaço para que os educadores falem de seus sentimentos, termine 2020 agradecendo ao esforço de todos em circunstâncias tão difíceis

Confira o passo a passo de uma reunião pedagógica baseado na experiência da CEI Fúlvia Rosemberg, em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/NOVA ESCOLA

Por mais que estivesse distante fisicamente, a equipe escolar precisou manter um diálogo remoto constante para que as informações fossem trocadas com clareza e todos pudessem se ajudar ao longo do ano. Depois de muitas reuniões on-line, ligações e trocas de mensagens, está chegando a hora das merecidas férias. Porém, antes disso é preciso um encontro de finalização.

“Muitas escolas fecharam, principalmente as de Educação Infantil, e outras conseguiram manter-se abertas com o esforço da equipe e a ajuda das famílias. Os professores sustentaram o emocional de muitas famílias, crianças, e sua importância para a comunidade precisa ser reconhecida”, comenta Roberta Roberta Borges Tavares, coordenadora do Programa de Estudos de Política Pública para a Educação Infantil da Unicamp. “É preciso também olhar para as crianças e projetar boas experiências para o próximo, em que virtual ou presencialmente todos estarão unidos."

Caso seja possível, organize um encontro não apenas com a equipe pedagógica, mas com todos os funcionários da creche ou escola. “Não só os professores merecem acolhimento e elogios, mas todos aqueles que trabalharam na entrega de materiais, cestas básicas, busca ativa, contato com as famílias, atendimento”, sugere Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante Educação e Mobilização Social. “Estamos em um cenário muito desanimador para a área da Educação em geral. Se toda a equipe não se ouvir, será ainda mais difícil”, reflete Thereza. 

Com base na experiência da CMEI Fúlvia Rosemberg, na capital alagoana, elaboramos um passo a passo para você conduzir o último encontro pedagógico de sua equipe. O roteiro abaixo prevê troca de cartas no formato “amigo secreto” e espaço para que os educadores falem de seus sentimentos. 

ROTEIRO PARA O GESTOR: A ÚLTIMA REUNIÃO DE 2020

Confira uma sugestão de como conduzir a conclusão dos trabalhos com a equipe escolar em 2020


Indicado para: Diretores, coordenadores e educadores da Educação Infantil

Objetivo da reunião: Devolutiva das ações desenvolvidas ao longo de 2020, projeções para o próximo ano e despedida da equipe

Duração da reunião: 2 horas

Ferramentas:

- Plataforma de interação síncrona (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Skype)

- WhatsApp ou e-mail para compartilhamento de textos

Leitura prévia para gestores e professores:

- No mesmo barco: reflexão sobre a formação no período de pandemia, da gestora escolar Rozana Machado Bandeira de Melo (confira abaixo):

BAIXE O TEXTO


PASSO A PASSO


Antes da reunião 

1. Prepare o convite: Para promover o início desse trabalho, dispare um convite para toda a equipe de educadores, por e-mail, aplicativo de mensagens ou pelo meio que preferir. Anexe os arquivos ou links para as leituras prévias. 

2. Sugira uma dinâmica: Assim como foi realizado na CMEI Fúlvia Rosemberg, proponha uma troca de cartas entre a equipe no formato da brincadeira “amigo secreto”. Caso a maioria se interesse, procure uma ferramenta on-line para fazer o sorteio e estabeleça uma data para o envio das cartas. O intuito é que, escrevendo apenas para uma pessoa, eles se sintam mais à vontade para compartilhar seus sentimentos em relação a 2020 e elogios específicos sobre o trabalho de seu colega-destinatário.

3. Prepare uma pergunta disparadora para a reunião: Peça que cada um relembre o que aconteceu ao longo do ano e releia os relatórios finais de sua turma. Pensem na resposta para a seguinte pergunta: O que aprendemos com os desafios de 2020? Diga que todos poderão compartilhar suas impressões durante o encontro.

Durante a reunião 

1. Apresente a temática a ser discutida: Convide todos para a plataforma síncrona escolhida e contextualize os objetivos da reunião.

2. Inicie a primeira atividade: Estabeleça uma ordem e peça que cada membro da equipe compartilhe sua resposta sobre o que ela e a escola aprenderam em 2020.

3. Reflita a respeito: Procurem perceber semelhanças nas respostas individuais e conversem sobre elas. Por exemplo: se muitos aprenderam que a melhor forma de manter o contato com as famílias é enviando poucas mensagens por semana, o que isso diz sobre a realidade da comunidade escolar? Por outro lado, se apenas um educador conseguiu desenvolver determinado trabalho, como ele pode ajudar seus colegas a fazerem o mesmo no próximo ano?

PONTO DE ATENÇÃO: A última reunião do ano pode ter um caráter mais despojado, mas é essencial que não se resuma a desabafos. A cada novo dado ou informação, procurem pensar em como aquilo pode ser mantido para o ano seguinte ou alterado caso seja necessário. Para facilitar, alguém deve ficar responsável pela ata do encontro.

4. Inicie a segunda atividade: Diga que agora a equipe iniciará uma conversa sobre a dinâmica da troca de cartas. Sem estabelecer uma ordem ou obrigatoriedade de fala, peça que os participantes compartilhem como foi escrever e receber uma carta para um colega. O intuito não é expor tudo o que foi escrito.

5. Compartilhando de sentimentos: Devido à pandemia de covid-19, este ano teve não só mudanças na Educação, mas perdas significativas para muitos. Abra espaço aos que se sentirem à vontade para falar sobre seus sentimentos neste ano.

6. Estabeleça objetivos para 2021: Levantem quais objetivos gerais a equipe tem para o próximo ano, sem a necessidade de detalhar um planejamento completo. Leve em consideração as respostas que as crianças deram às propostas, a participação e devolutivas das famílias e a percepção da equipe. Por exemplo: se muitos professores tiveram dificuldade em utilizar as ferramentas digitais, uma meta pode ser “realizar formações para o uso da tecnologia”, ainda não sendo preciso detalhar como isso será feito. 

7. Finalização. Em um ano atípico que exigiu grande esforço de todos, é essencial elogiar toda a equipe pelo trabalho realizado. Organize uma fala geral celebrando o que a equipe conseguiu realizar e desejando um bom descanso a todos.

PONTO DE ATENÇÃO: Observações, elogios individuais e críticas devem ser feitos de modo cuidadoso e em particular para os educadores. O coordenador também deve colocar-se disponível para receber feedbacks e organizar como isso será feito.

Mais sobre esse tema