Para usar com as crianças

Atividade: convide as crianças a ouvirem e recontarem diferentes versões para a criação do mundo

Ao pesquisar e compartilhar visões distintas de uma mesma história, a turma tem oportunidade de ampliar o olhar para a diversidade cultural e religiosa

Animação de crianças sobre fundo rosa e verde.
Ilustrações: Yasmin Dias/NOVA ESCOLA

Toda cultura tem seu ponto de vista sobre os mistérios do mundo e nada melhor para começar a abordar as diferenças do que uma boa história. No que diz respeito à origem do universo, há diversos mitos que tratam do surgimento da Terra e dos seres humanos, para além da versão científica. Entrar em contato com essas narrativas é uma maneira de trabalhar o respeito a diferentes religiões e ampliar o repertório cultural das crianças, ao incentivar a pesquisa de outras culturas, que pode se estender para costumes, brincadeiras, músicas, alimentação etc. 

Na Escola Municipal João Lino, em Salvador (BA), as crianças estão acostumadas a receber pessoas da comunidade. “Convidar as avós ou pessoas mais velhas para contar histórias é muito enriquecedor. Quando as crianças têm contato com elas, aprendem a ouvir, a contar e a valorizar os mais velhos. E descobrem muito sobre a cultura de determinado povo”, afirma a professora Maria Patrícia Figueiredo Soares. No ensino remoto, a visita na escola pode ser substituída por uma chamada telefônica ou de vídeo com um parente que more em outro lugar ou pela conversa com algum dos moradores da casa. Basta que eles estejam dispostos a contar uma história. 

Na proposta de atividade da professora Maria Patrícia, o foco são as histórias de criação do mundo segundo diferentes culturas. Confira a seguir o passo a passo.

divisória de atividade

Atividade: ouvir e recontar histórias de como o mundo surgiu

Ao pesquisar e compartilhar várias versões para uma mesma história, a turma pode aprender a valorizar e respeitar as diferenças culturais


Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Material: Vídeo – Mitos de criação: A mitologia tupi-guarani, sulfite, lápis, canetas e tintas.

Na BNCC: 
EI03EO06 – Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

EI03CG02 – Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.


PASSO A PASSO

1. Faça o convite: Escreva um recado para pais e responsáveis e diga que você pretende trabalhar o respeito a diferentes culturas. Peça que uma pessoa da família escolha e conte para a criança uma história sobre a criação do mundo. Se ela não souber nenhuma, estimule-a a pesquisar. Caso a pessoa se sinta à vontade, sugira a ela gravar um áudio ou vídeo e compartilhar a contação com a turma (pode ser pelo celular ou por outro canal de comunicação). 

ATENÇÃO: Oriente as famílias a organizar, sempre que possível, um espaço aconchegante para que a escuta da história seja um momento agradável e significativo para a criança.

2. Compartilhe as versões – Convide as crianças a fazerem um desenho a respeito da versão que ouviram sobre como o mundo surgiu. Peça que elas recontem verbalmente a história para os colegas. No ensino presencial, esse compartilhamento pode ser feito em uma roda. Já no remoto, quem quiser pode gravar um vídeo ou áudio e enviar junto a foto do desenho para a turma.

3. Instigue a turma – Quais outras versões existem? – Estimule a turma a comentar as versões apresentadas pelos colegas. Explique para as crianças que existem outras histórias sobre a criação do universo e que você também não conhece todas, pois elas são muitas, assim como são muitas as culturas do mundo. Escolha uma versão que apareceu pouco nos relatos das crianças e conte-a pessoalmente ou por meio de um vídeo. Como sugestão, indicamos o mito de criação da mitologia tupi-guarani. O vídeo pode ser recontado ou enviado diretamente para as famílias e crianças. 

4. Converse sobre os elementos do conto e da cultura representada nele – Converse com a turma – por meio de videochamada ou por troca de mensagens no celular – a respeito das características do conto: quais são os personagens, como eles são, onde vivem, quais animais aparecem na narrativa. Se uma das crianças já conhecer a história, pergunte quem contou para ela e também se existe mais algum detalhe do qual ela se lembra.

5. Desdobramentos: Após compartilhar e conversar sobre a história, a atividade pode ser desdobrada para a exploração de outros elementos da cultura representada no conto que foi apresentado para as crianças. No caso dos povos indígenas, há diversas músicas e brincadeiras que podem ser trabalhadas na escola ou em casa. Confira aqui algumas dicas de como fazer isso na Educação Infantil.

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