Para usar com as crianças

10 livros e curtas-metragens para trabalhar a diversidade com os pequenos

Confira seleção de obras que valorizam a pluralidade e vão ajudar a ampliar o repertório das crianças e naturalizar o tema no cotidiano delas

Animação de crianças sobre fundo mostarde e roxo.
Ilustrações: Yasmin Dias/NOVA ESCOLA

Na Educação Infantil, uma ótima maneira de iniciar conversas e fazer com que alguns temas façam parte do cotidiano das crianças é por meio de filmes ou da contação de histórias. Com a colaboração de especialistas e educadoras, NOVA ESCOLA preparou uma lista com livros e vídeos sobre diversidade de classe social, cultural, de gênero, de configurações familiares e de pessoas com deficiências. Os professores podem trabalhar diretamente com a turma ou incluir em propostas a serem enviadas às famílias.

divisória

PARA LER COM AS CRIANÇAS


Capa do livro Rainhas, de Ladjane Alves de Sousa, Editora da Universidade Federal da Bahia.

Com a história de Raiza, uma garotinha levada, o livro convida as crianças a conhecerem suas raízes e territorialidade por meio de experiências prazerosas. “Rainhas apresenta uma experiência de felicidade a partir do cotidiano de quem vive nas classes populares. Ele é interessante de ser trabalhado porque contempla uma diversidade que não estamos acostumados a ver tratada nas escolas, fala de famílias que moram nas comunidades”, comenta Fátima Santana, coordenadora pedagógica da CMEI Dr. Djalma Ramos, em Lauro de Freitas (BA), e mestra em Ensino das Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).


Capa do livro Mães de luza de Ladjane Alves de Sousa, Editora da Universidade Federal da Bahia

Luza e suas duas mainhas vivem em uma bela casa azul e sua história doce e leve pode contribuir para a construção do respeito a todas as formas possíveis de amar e cuidar do outro. “Gosto deste livro porque ele compartilha outra experiência de família, que não é heteronormativa: a história de uma menina com duas mães. A narrativa centra-se no nome da criança e na construção familiar”, diz Fátima. É possível aproveitar a história para conversar com as crianças sobre nomes próprios.


Capa do livro Do Òrun ao Àiyé – A criação do mundo, de Waldete Tristão, Aziza Editora.

São muitas as crenças e teorias acerca de onde viemos e como tudo começou. Mas pouco se fala da criação do mundo sob o ponto de vista das diferentes tradições africanas. Nesse livro, é apresentada a versão segundo os mitos iorubá. “Ele é importante para ser trabalhado na Educação Infantil no que se refere a outro olhar, a partir da mitologia africana, sobre a criação do mundo e para a religiosidade”, reflete Fátima. Na roda de conversa, aproveite para perguntar para as crianças quais outras versões elas conhecem e, assim, incluir outras culturas e visões no bate-papo.


Capa do livro Um Dia na Vida de um Curumim, de Lidia Chaib e Janaina Tokitaka, PubliFolhinha.

“Indico esse livro porque, além da história de aventuras de curumim (criança) de uma aldeia tupinambá, este apresenta ilustrações que mostram a beleza da fauna e da flora brasileiras. Assim, podemos conhecer a importância que a natureza sempre teve na vida dos povos indígenas”, explica Aparecida Queiroz, indígena do povo pankararu e professora de Educação Infantil. Na obra, é possível conhecer mais dos tupinambá, grupo indígena que ocupava algumas regiões do litoral brasileiro antes da colonização portuguesa, seus costumes, a divisão de tarefas entre homens e mulheres, a agricultura da tribo, as refeições das famílias e como as crianças se divertiam, aprendiam e ajudavam os adultos.


Capa do livro O livro da família, de Todd Parr, Panda Books.

Este livro tem frases curtas e diretas que apresentam de modo simples as diferenças das famílias, abordando assuntos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais e como o amor une todos nessas configurações familiares. As ilustrações coloridas também ajudam a chamar atenção de bebês e crianças.

divisória

PARA ASSISTIR COM AS CRIANÇAS


O Plano Luca  -  Turma da Mônica

Luca é um personagem cadeirante da Turma da Mônica. Desde que o viu pela primeira vez, Mônica tem uma quedinha por ele, e Cascão e Cebolinha querem aproveitar esse fato para pregarem uma peça na dona da rua. O desenho é curto, divertido, apresenta personagens já conhecidos e é uma ótima oportunidade para trazer para o imaginário das crianças pessoas com deficiência em contextos cotidianos.


Juntos pela Igualdade  - Turma da Mônica

Quem disse que menina não pode ser gamer, que menino não gosta de dançar ou que homens não podem chorar? Nesta história, a Turma da Mônica mostra que todos podem ser o que quiserem e que é importante que homens e mulheres dividam as tarefas. Filme curto, pode servir para iniciar a conversa com a turma sobre igualdade entre gêneros.


Hair Love

Vencedor do Oscar de 2020, o curta apresenta a história da pequena Zuri, que acorda determinada a transformar seus cabelos crespos em um estiloso arranjo de tranças. Para isso, ela conta com a ajuda, não de uma cabeleireira, mas do próprio pai, que no início está bastante inseguro e desajeitado. A cultura afro-brasileira também pode ser abordada por meio de livros. Aqui, uma lista com dez títulos.


Dora salva o Dia de Reis  - Dora Aventureira

A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira e que também acontece em outros países. Nesse episódio do famoso desenho Dora Aventureira, a protagonista apresenta alguns elementos e origens da festa. Ele pode ser utilizado para iniciar com as crianças um trabalho sobre a diversidade das festas populares na cultura brasileira. Disponível na Netflix.


Ian, uma história comovente

Ian é um menino com paralisia física e cerebral. Como todas as crianças, ele quer ter amigos e brincar no parquinho, mas a discriminação e o bullying o impedem. Porém, ele não desiste dos seus sonhos e, com a ajuda de todos, consegue alcançar seus objetivos. Premiado em diversos festivais de cinema internacionais, o curta permite abordar o tema da inclusão.

divisória

Mais sobre esse tema