Para se inspirar

20 livros infantis para ler com a sua turma

Selecionamos títulos para bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas que farão o maior sucesso na sua sala

Como escolher bons livros para ler com a turma? No nosso minie-book, você encontra algumas dicas preciosas para o planejamento. Mas vamos te dar um empurrãozinho ainda mais prático: com a ajuda da professora Maria de Lourdes Martins e de Denise Guilherme, idealizadora da Taba, empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, elaboramos uma lista com 20 livros incríveis para ler com os pequenos. Confira:

Para bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

1. O Crocodilo e o Dentista
Taro Gomi
Berlendis & Vertecchia
O Crocodilo não queria parar de brincar, mas precisa se cuidar: está com dor de dente! No consultório, dentista e crocodilo se trombam, com medo e respeito. O que um diz, o outro repete. Como será que eles vão se sair?

2. Uma Lagarta Muito Comilona
Eric Carle
Callis
Essa é a divertida história de um lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Uma história cheia de cores e surpresas. 

3. Zum-zum-zum e Outras Poesias
Lalau e Laurabeatriz
Companhia das Letrinhas
Zum-zum-zum e Outras Poesias reúne três livros da dupla Lalau e Laurabeatriz: Bem-te-vi e outras poesias, Girassóis e Fora da Gaiola. São 39 poemas, todos ilustrados, reunidos em um volume único.

4. Tanto, Tanto!
Trish Cooke e Helen Oxenbury
Editora ÁticaUma divertida família reúne-se para fazer uma festa-surpresa. Enquanto esperam o aniversariante, todos os parentes querem agarrar e beijar o bebê da casa e brincar com ele. A história contém várias repetições que lembram cantigas de roda.



5. Selvagem
Emily Hughes
Pequena Zahar
Ela não conhecia nada a não ser as coisas da Natureza. Ela era livre, indomável e irreparavelmente selvagem. Até o dia em que encontrou outros animais estranhamente parecidos com ela. Agora, ela vive no conforto da civilização. Mas será que a civilização vai se sentir confortável com ela?



6. Não!
Marta Altés
Brinque-Book
Um cachorrinho bagunceiro e trapalhão que adora a sua família. Ele sempre acha que está agradando. Será?

Para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

7. Gildo
Silvana Rondo
Brinque-Book
Gildo é um elefantinho muito corajoso e que gosta de montanha-russa, de avião, de filme de terror e de cantar em público. Mas morre de medo todas as vezes em que é convidado para uma festa de aniversário, porque tem medo de bexiga.




8. Este Livro Comeu Meu Cão
Richard Byrne
Panda Books
Bella andava tranquilamente pela página quando seu cachorro desapareceu no meio das páginas. Todos que vieram ao seu socorro sumiram da mesma forma. A obra propõe a intervenção do leitor na história como solução para as loucuras que acontecem à personagem.



9. Eu Vi!
Fernando Vilela
Brinque-Book
Todos nós podemos ver formas fantásticas na Natureza, nas asas, nos pelos ou nas escamas de alguns animais. Nesse livro, cada página revela uma surpresa, não só para as crianças, mas também para os adultos.




10. Quem Soltou o Pum?
Blandina Franco e José Carlos Lollo
Companhia das Letrinhas
O Pum da história é um cachorrinho! É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum!




11. Os Pescadores e suas Filhas
Cecília Meireles e Cris Eich
Global
O poema fala sobre o cotidiano de pescadores, com seus dias ensolarados, o movimento dos barcos, o mar e as suas filhas. Nesse movimento de cores e cantigas de sol e água, o canto das meninas invade os sonhos dos adultos cansados.



12. Tapajós
Fernando Vilela
Brinque-Book
Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no Pará. Os irmãos moram em uma casa simples, de palafitas, com os pais e Titi, o jabuti de estimação da família. Além da narrativa, o cenário desenhado com detalhes chama atenção dos leitores.



13. Flop - A história de um peixinho japonês na China
Texto e ilustrações: Laurent Cardon
Panda Books
O livro conta a história de dois amigos, um menino e um peixe, que fazem tudo juntos. Porém, um fato inesperado dará novo rumo a essa amizade tão especial. O livro não tem texto escrito, mas as imagens constroem uma ótima narrativa.

Para crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

14. O Gato, o Cachorro, Chapeuzinho, os Ovos Explosivos, o Lobo e o Guarda-Roupa da Vovó
Diane e Christyan Fox
WMF Martins Fontes
Essa é uma história dentro de outra história. O gato começa a contar a história da Chapeuzinho Vermelho, mas como é difícil continuar! O cachorro interrompe, pergunta, inventa, complica - e uma outra história muito engraçada acaba acontecendo.




15. A Menina dos Livros
Oliver Jeffers e Sam Winston
Zahar
A menina dos livros cruza um mar de palavras em sua jangada, chega à casa de um menino e o convida para seguirem juntos numa aventura pelo mundo das histórias. Clássicos infantis e cantigas populares compõem as paisagens tipográficas das páginas.

16. Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa
Arden Druce e Pat Ludlow
Brinque-Book
Uma garota convida vários seres assustadores para sua festa: bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo. Mas o que Chapeuzinho Vermelho está fazendo ali? A estrutura cíclica da história  favorece a memorização e o reconto por leitores iniciantes.

 

17. O Primeiro Dia de Chu na Escola
Neil Gaiman e Adam Rex
Rocco
Chu é um filhote de panda fofinho e bastante alérgico. Ele está prestes a ir para a escola.e um pouco nervoso com isso. Porém, antes mesmo que possa falar, ele solta um espirro daqueles. Como será que Chu se sairá em seu primeiro dia na escola?

 

18. Ou Isto ou Aquilo
Cecília Meireles e Odilon Moraes
Global
A autora convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade. Cecília Meireles resgata o universo infantil permeado por perguntas imprevisíveis, monólogos, comparações incomuns, fantasia e imaginação.



19. Boi da Cara Preta
Sérgio Caparelli
L&PM
Com belo jogo de palavras, Capparelli apresenta situações inusitadas que revelam às crianças suas alegrias e aflições. Alguns poemas lembram as parlendas; outros, as cantigas de ninar. Adultos e crianças se encantarão com o ritmo e as rimas apresentados nos poemas.



20. Sem Título
Hervé Tullet
Companhia das Letrinhas
Quem já teve a curiosidade de saber como um livro é pensado, ilustrado e produzido? Nesse livro o leitor é transportado para dentro de uma história que ainda está sendo escrita para encontrar personagens ainda em construção e o próprio autor, que não esperava pela visita.

Mais sobre esse tema