Para brincar e explorar: 3 atividades com água
A interação com esse recurso natural desperta a curiosidade das crianças, permite que vivenciem sensações diversas e estimula muitas reflexões
Trabalhar o elemento água nas atividades da Educação Infantil pode ser um ótimo recurso para desenvolver nas crianças o espírito científico. “Por que a água molha?” “Gelo também é água?” “Dá pra pegar água na mão?” Esses são questionamentos capazes de prender a atenção da turma e estimular pensamentos e ideias muito criativos.
O encantamento delas com a água é diferente das pessoas adultas. A liquidez, a transparência e o toque são aspectos que podem ser explorados com as crianças, mesmo as bem pequenas. “Elas são extremamente curiosas. Propor atividades que promovam a interação e a experimentação sobre as características desse recurso natural pode gerar investigações muito interessantes”, comenta Letícia Caroline da Silva Streit, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RS).
“A criança só quer uma oportunidade de brincar e colocar para fora o que ela está percebendo do mundo. Seja qual for a atividade, a chance para testar, ver, sentir, refletir e até compartilhar as respostas precisa ser uma prioridade”, diz Vládia Freire, Mestre em Educação e Supervisora Educacional da Rede Municipal de Educação de Campina Grande (PB).
Confira três sugestões de atividades, indicadas pelas especialistas, para trabalhar com as crianças as diversas sensações (prazer, frio, refrescância) e as muitas perguntas que o elemento água pode despertar. Oriente as famílias a realizarem essas atividades em dias quentes, para não comprometer a saúde e o bem-estar dos pequenos.
Atividade 1: Confecção de barquinho de gelo
Indicação: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Materiais: Recipientes como copos, forminhas ou fundos de garrafa pet que servirão de molde para formar os barcos de gelo; sulfite ou qualquer papel de fácil maleabilidade, para um versão em papel do barco; palitos ou canudos para simular a vela da embarcação; bacias ou baldes com água.
Como trabalhar no contexto remoto: A proposta aqui é estimular a observação e a investigação dos pequenos por meio da transformação do estado físico da água. Diga às famílias que a atividade deve ser realizada em duas etapas. Oriente-as a prepararem o local e os barquinhos juntamente com as crianças para que elas vejam a água em estado líquido antes. Sugira que o adulto deixe a criança vê-lo colocando os objetos com água dentro da geladeira. Eles podem aproveitar e chamar a atenção para a parede e as possíveis lâminas de gelo formadas no congelador. De tempos em tempos, é possível levar a criança novamente até a geladeira para verificar se a água já congelou. Isso vai ajudá-la a perceber que o gelo não se forma de uma vez, mas que leva um tempo para acontecer a transformação para o estado sólido.
Na segunda etapa, estimule as famílias a convidarem as crianças a brincar livremente com os barquinhos de gelo já prontos, colocando-os nos baldes ou bacias. Elas podem comparar o que acontece, com o decorrer do tempo, com o barquinho de gelo e com o de papel.
Peça para que as famílias registrem os momentos e fiquem atentas às reações das crianças: o que elas dizem, como interagem com a água, com o gelo, quais conexões com outros assuntos elas fazem. Esses são pontos que podem ser observados, registrados e depois compartilhados com você e com a turma.
Objetivos de aprendizagem da BNCC relacionados: EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
EI02TS02 - Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02ET01 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI01ET05 - Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Atividade 2: Afunda ou não afunda
Indicação: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Materiais: Bacias e baldes de tamanhos diversos; pia de banheiro ou cozinha; brinquedos e outros objetos de diversos tamanhos, pesos e formatos, como papéis, papelão, lápis e borracha, buchas porosas, pedrinhas, massinha de modelar, tampinhas de garrafa, potinhos de tamanhos variados, folhas etc.
Como trabalhar no contexto remoto: Essa é mais uma atividade capaz de prender a atenção das crianças. Por que a bola de futebol afunda e a bolinha de gude não? Peça para as famílias escolherem, com as crianças, os objetos que serão utilizados para a experiência. Alguns dos brinquedos delas podem ser mais uma ferramenta para prender a atenção.
Sugira aos adultos sempre perguntarem a opinião das crianças sobre o que pode, ou não, acontecer com o objeto antes de colocá-lo na água. Eles podem questionar o que elas acham que vai acontecer, quais são os motivos para um objeto ter afundado ou não, sempre permitindo que as crianças estejam no centro da atividade e conduzindo as ações. Peça que compartilhem com você os registros das reações, falas e comportamentos das crianças.
Objetivos de aprendizagem da BNCC relacionados: EI03ET02 – Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
EI03EF09 – Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET02 - Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Plano de aula relacionado: Explorando o boiar e o afundar
Atividade 3: Teste a maleabilidade da água com as mãos ou objetos
Indicação: Crianças pequenas, bem pequenas e até bebês
Materiais: Copos ou qualquer recipiente transparente; objetos com volumes diferentes e que caibam no recipiente escolhido quando ele estiver com água (exemplo: colher, esponja, tampinhas etc.).
Como trabalhar no contexto remoto: O que acontece com a água dentro de um recipiente quando colocamos a mão? Nessa atividade você vai poder trabalhar com as crianças a maleabilidade do elemento. Oriente os responsáveis para conduzir a atividade de maneira que as crianças possam ir descobrindo aos poucos o que ocorre quando se insere a mão ou algum objeto de volume em um recipiente cheio de água.
Peça para que registrem as reações dessa descoberta, as falas e qualquer informação nova que os pequenos forem descobrindo. “O que mais ocorre?” “O mesmo resultado ocorre com uma colher? E com uma esponja?”... são perguntas que podem estimular o momento de exploração e de experimentação das crianças.
A atividade também pode ser feita com crianças bem pequenas e, até mesmo, com bebês. O sensorial que a água promove e a temperatura também são experiências importantes e que podem ser exploradas.
Objetivos de aprendizagem da BNCC: EI01EO02 - Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
EI03ET02 - Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
EI03ET01 - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
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