Para usar com as crianças

3 sugestões de experiências com elementos da natureza

Sons, texturas, formas e cores são alguns dos aspectos que podem ajudar a criança a desenvolver o potencial observador e a refinar a capacidade de fazer perguntas

Ilustração de criança fazendo carinho em um gato em um jardim. Na cena é possível ver plantas, flores, e um passarinho.
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Os elementos da natureza também podem ser utilizados como motores da criatividade e da curiosidade científica das crianças. O meio ambiente abre muitas possibilidades, permitindo aos pequenos especularem sobre tudo ao seu redor: pássaros que cantam logo cedo, cores das flores e folhas no jardim, o andar das formigas, a consistência da terra. Tudo isso são aspectos que podem ser trabalhados mesmo em atividades realizadas em casa.

“O tema deve ser explorado de maneira que a criança possa fazer testes, investigações sobre o porquê de tal coisa ser como é, comparações com outras. Quando falamos de elementos da natureza, falamos de uma série de recursos simples, com alto poder lúdico e capazes de transformar a experiência de aprendizado das crianças”, comenta Nilcileni Brambilla, professora de Educação Infantil, que participou do projeto Time de Autores da NOVA ESCOLA, elaborando planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A seguir, três sugestões de atividades que podem ajudar a desenvolver a curiosidade das crianças a partir de propostas com contato com a natureza.

Divisória de atividade

Atividade 1: Pesquisando folhas e flores


Indicação: Bebês e crianças bem pequenas

Materiais: Saco, envelope ou algum recipiente que sirva para coleta; galhos, folhas e flores.

Como trabalhar no contexto remoto: Essa atividade é um convite para que, com a ajuda das famílias, os bebês e as crianças bem pequenas comecem a observar as folhas de árvores, as flores e outras plantas para analisarem a textura, as cores e as diferenças entre elas. 

Oriente as famílias sobre os tipos de elementos para pesquisar, compartilhe fotos e outros materiais que possam servir de suporte no momento investigativo. As buscas podem ocorrer no quintal de casa, numa praça ou na calçada. Reitere aos familiares a necessidade de sempre acompanharem bebês e crianças, para que sejam seguras as manipulações, porém, sempre permitindo a livre exploração por parte deles. Peça registros dos momentos de interação, das ações realizadas e dos materiais que eventualmente as crianças criaram a partir dessa exploração (desenhos, por exemplo).

Objetivos de aprendizagem da BNCC: EI01ET03 - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

EI01TS01 - Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

EI02ET03Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

EI02ET05 - Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Plano de aula relacionado: Brincando com elementos da natureza


Atividade 2: Explorando os sons da natureza


Indicação: Crianças pequenas e bem pequenas

Materiais: Folhas, canetinhas, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera e borracha para registros.

Como trabalhar no contexto remoto: Araras, maritacas e outros pássaros, cachorros, cigarras, o barulho do vento e da chuva… os sons da natureza são diversos e também podem ser investigados pelas crianças. 

Se a sua escola estiver realizando videochamadas, marque um encontro virtual com as crianças para apresentar o tema: vamos observar os sons da natureza? Se não for possível, você pode gravar em vídeo (ou apenas áudio) os sons que podem ser ouvidos da sua janela ou quintal e compartilhar com a turma para apresentar a proposta. Sugira, então, que elas façam a mesma investigação na casa delas. Para ampliar a pesquisa, compartilhe com as famílias vídeos, fotos, áudios e outros materiais sobre alguns animais que possam servir de suporte para crianças. 

Sugira aos pais e responsáveis que estimulem as crianças perguntando as diferenças entre os sons, como a intensidade, a duração e a altura deles. Oriente-os a deixarem materiais como papel e lápis à disposição para que as crianças façam seus próprios registros sobre a experiência. E peça para compartilharem esses registros com você. 

Objetivos de aprendizagem da BNCC: EI03TS03 - Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

EI01CG03 - Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

Plano de aula relacionado: Brincando com sons da natureza


Atividade 3: Experiências com a argila (ou barro)


Indicação: Crianças pequenas e bem pequenas

Materiais: Argila, massinha ou barro; rolinhos, colheres de tamanhos diversos, garfos, palitos, canudo, recipiente com água e papel.

Convide as crianças a criarem esculturas com argila, barro ou massinha. A argila pode proporcionar ricas experiências sensoriais e possibilidades ilimitadas para modelar e dar forma aos elementos que habitam o imaginário e a realidade das crianças. 

Marque um encontro virtual com os pequenos para convidá-los para a atividade, apresentar as características da argila e mostrar referências (vídeos ou fotos de esculturas feitas com esse elemento), que alimentem a imaginação. Se não for possível, envie essas informações pelo canal de comunicação que a turma utiliza (celular, por exemplo). 

Oriente as famílias a oferecerem um suporte (mesa, papelão ou pratinho descartável) para a estrutura das esculturas. Estimule-as a participarem do momento de criação e conversarem sobre o que estão elaborando. As esculturas podem ser individuais ou feitas em família. Peça para que registrem e compartilhem a produção. 

Objetivos de aprendizagem da BNCC: EI02ET01 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

EI02CG05 - Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar e folhear, entre outros.

EI02TS02 - Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

EI03TS02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Plano de aula relacionado: Experimentos com terra, areia, argila e água

Mais sobre esse tema