Para usar com as crianças

Na prática: use tecidos para trabalhar Traços, Sons, Cores e Formas com as crianças

Confira, passo a passo, a proposta de atividade criada pela professora Kharen da Silva que explora o campo de experiência

Turma da professora Kharen era só alegria brincando com os tecidos. Foto: Patricia Stavis/NOVA ESCOLA

Para trabalhar o campo de experiência Traços, Sons, Cores e Formas, a professora Kharen da Silva, da Creche Olímpia Maria de Jesus Carvalho, em Osasco (SP) promoveu a exploração de panos coloridos. Realizada em 2018, a atividade pode servir de inspiração para futuras atividades presenciais, após a pandemia, ou como base para uma sugestão aos pais e responsáveis. Vamos lá?

ATIVIDADE: DIVERSÃO COM MÚSICA E TECIDOS

Reunindo a turma para cantar e dançar com pedaços de pano em diversos tamanhos e cores

Indicado para: Crianças bem pequenas (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).

Material: Pedaços de tecidos coloridos ou de TNT e aparelho de som, televisão ou outro dispositivo para tocar as músicas.

Espaço: A atividade pode ser realizada na sala de referência ou outro local com espaço para as crianças se moverem.

Na BNCC:

EI03TS02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

EI03TS03 - Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

EI03TS01 - Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

1. Preparação: Antes de iniciar a brincadeira, arrume com antecedência o espaço que será utilizado e os materiais necessários. É preciso selecionar grande quantidade de tecidos, de várias cores, estampas e formas, aproveitando retalhos de roupas ou recortando TNT para atender à demanda.

Foto: Patricia Stavis/NOVA ESCOLA

2. Distribuição: Ofereça a cada criança um paninho de tecido: a ideia é de que ela use o material para interagir com a música, dançando de acordo com o ritmo.

Foto: Patricia Stavis/NOVA ESCOLA

3. Música: Depois de fazer uma seleção de músicas com base no que as crianças e bebês gostam, solte o som e deixe que elas dancem livremente com os tecidos. Preste atenção, observe e, se quiser, registre as interações entre os pequenos. Eles estão conseguindo fazer movimentos diferentes do habitual, ampliando seu repertório de expressões corporais? De que maneira cada um está fazendo isso?

Foto: Patricia Stavis/NOVA ESCOLA

Conteúdo publicado originalmente em NOVA ESCOLA BOX no dia 15 de outubro de 2019. O texto foi reeditado e sofreu alterações.