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O que a BNCC propõe para “Traços, sons, cores e formas”

Veja o que muda no aprendizado com esse Campo de Experiência

Foto: Patricia Stavris

Para começar, um pouco de teoria. Leia abaixo o trecho extraído da BNCC da Educação Infantil sobre o Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas”. A seguir, separamos os objetivos de aprendizagem específicos do Campo, separado por faixa etária. Lembre-se que, por mais que seja importante entender as especificidades de cada Campo, o ideal é que vários deles sejam combinados nas atividades. Quanto mais mistura, melhor! 

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Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

(Trecho extraído do documento Base Nacional Comum Curricular)

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