Para saber ainda mais

Três atividades para explorar a percepção sonora na Educação Infantil

Sugestões criativas para usar com os pequenos

Parque sonoro da CEI Vila Misionária em São Paulo. Foto: SME-SP

1. Aproveitando o silêncio 

Estimule as crianças a prestarem atenção aos sons do entorno, com os olhos fechados. Depois, estimule-as a socializarem o que ouviram e classificar os tipos de sons em categorias como naturais, humanos e de máquinas. Após esse momento, questione se os barulhos ouvidos são agradáveis ou não e busque com as crianças soluções para que os sons agradáveis estejam mais presentes no dia a dia. Você pode conferir essas e outras sugestões de atividade no livro Parques Sonoros da Educação Infantildisponível gratuitamente aqui. 

2. Tornozeleira sonora 

Dirigida para bebês, a atividade envolve a confecção de uma pulseira ou tornozeleira feita com fita de cetim e oito lacres de latas de refrigerante. Passe a fita entre os lacres e dê um nó firme para garantir a segurança dos bebês. Prepare também uma porta-tornozeleira (feita com uma lata de leite em pó) que será utilizado para despertar a curiosidade dos bebês e selecione músicas infantis, cuja sugestão aqui são as interpretadas pelo grupo Barbatuques. Estimule os pequenos a sacudir a lata, prestando atenção nos barulhos, e, posteriormente a colocar as pulseiras e tornozeleiras, de modo a explorar, individualmente ou em grupo, os diferentes sons produzidos pelo corpo. Você encontra o plano de atividades completo no site de Nova Escola.

3. Dançando com o clássico

Selecione um repertório de músicas clássicas, mesclando as mais tranquilas com outras mais agitadas. Inicie com sutileza, colocando uma das canções e observando as reações dos bebês. Esse será o convite sensorial para entrar na atividade. Dirija-se aos pequenos e convide-os a dançar ao som da música. Ao fim da primeira canção, deixe o silêncio invadir o ambiente. Nesse contexto, observe a reação dos bebês, se percebem o silêncio e se demonstram expectativa por escutarem mais uma canção. A seguir, opte por uma música mais animada e vibre e dance com eles. Agora, a grande surpresa: combine com outro adulto a interação de levar e abrir com a turma uma caixa de objetos sonoros (chocalhos, latas etc.). Aberta a caixa, encoraje os bebês a pegarem os objetos e explorarem como desejarem. Ligue novamente a música e utilize objetos sonoros para aguçar a percepção das alterações rítmicas da música, fazendo movimentos que se ajustem à melodia. Encoraje-os a experimentar novas possibilidades, por exemplo, chamando a atenção para o ritmo da música. Para finalizar, troque para uma música tranquila e avise que esta será a última da atividade, pedindo para que os bebês colaborem, dentro das suas possibilidades, para guardar e organizar o espaço. Você confere o plano de atividades detalhado no site de NOVA ESCOLA. 

Mais sobre esse tema