Para usar com as crianças

Curadoria: onde encontrar vídeos e podcasts para enviar às crianças

Com colaboração de especialistas, preparamos uma lista de sugestões com materiais de contação de histórias em áudio e vídeo. Confira!

Ilustração de mão pegando livros na prateleira. Personagens das histórias estão saindo do livro e interagindo com o mundo ao redor.
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Como saber se determinada história infantil é interessante para a turma? Onde encontrar materiais de qualidade para enviar aos pequenos e às famílias? Seja em vídeo, seja em áudio, é importante apostar na diversidade das histórias, segundo Karina Rizek, consultora da Avante Educação e Mobilização Social, especialista do projeto Planos de Aula NOVA ESCOLA e consultora desta Caixa. 

Essa diversidade, segundo a educadora, deve abranger temas, gêneros e também autores e contadores de histórias. Evite histórias óbvias, com personagens simplistas e estereotipados. “Fuja do que está na mídia e pense na ampliação do repertório da criança, no acesso à cultura. Por exemplo, por que usar Galinha Pintadinha nas minhas práticas se a criança já tem contato com esse tipo de conteúdo em casa? Neste caso, é mais proveitoso procurar opções não midiáticas”, sugere Karina. 

Outra recomendação é selecionar materiais não infantilizados. Ou seja, quando tanto a obra quanto a postura do contador não tentam imitar as crianças com vozes infantis. “Quem faz a contação de história é um adulto, que usa a entonação e que muda a voz conforme o personagem, mas que não faz uma voz infantilizada”, explica Karina.

Para te ajudar a variar, tanto nos vídeos quanto nos áudios enviados às crianças, reunimos uma lista de sugestões. Esta foi elaborada com a colaboração da própria Karina, de Maira Franco Tangerino, fundadora da Educação Infantil em Rede, tutora da pós-graduação na UniAraguaia, de Goiânia (GO) e professora-autora no projeto Plano de Aula NOVA ESCOLA, e de Renata Capovilla, formadora de professores, sócia da Íntegra Educacional e também do projeto Plano de Aula NOVA ESCOLA.

divisória

CANAIS NO YOUTUBE

A Taba
Especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, A Taba tem um canal com diversos vídeos de contações de histórias que podem ser usados no dia a dia com as crianças da Educação Infantil.

Quintal da Cultura
Aqui é possível encontrar histórias autorais e clássicas sendo contadas de maneira muito divertida! É possível encontrar o programa no YouTube, além de acompanhar pela TV Cultura.

Fafá Conta
Nesse canal, a atriz e contadora de histórias Fafá apresenta narrativas diversas, com objetos inusitados e muita criatividade.

Palavra cantada
Música, brincadeiras e educação: no canal da Palavra Cantada, você vai encontrar histórias e músicas para as crianças e também opções específicas para bebês.

Hora da Imaginação
No canal Hora da Imaginação, há diversas histórias e cenários para divertir as crianças. Todo conteúdo é dedicado ao público infantil, com narrativas apresentadas por diversos contadores.


PODCASTS

Aí Vai uma História?
Esse é um dos primeiros podcasts voltado para as crianças com histórias clássicas. É muito interessante o formato para ouvir as contações apenas em áudio e aguçar a imaginação da turma. 

Ruth Rocha
Aqui você vai encontrar histórias de Ruth Rocha disponibilizadas em formato de áudio! “É muito importante conhecer autores e autoras brasileiros que escrevem para as crianças”, ressalta Maira.

Imagina Só
O canal Imagina só – história para crianças apresenta fábulas clássicas e outras histórias infantis contadas com atenção especial à sonoplastia e à encenação.

Histórias Infantis
No canal Histórias infantis você vai encontrar histórias curtas, bastante conhecidas e de todas as épocas.

Conta Pra Mim
O Conta Pra Mim é recheado de histórias que fogem dos clássicos e são feitas com todo cuidado para manter a atenção das crianças.

Deixa Que Eu Conto
O Deixa Que Eu Conto é um podcast diário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), feito para crianças e famílias, em tempos de pandemia. Além de serem publicados no Spotify, os programas também estão disponíveis na página da organização.

divisória

Mais sobre esse tema