Para usar com as crianças

Dicas para apoiar o sono das crianças no retorno à escola

Da organização do espaço a pequenos rituais de relaxamento, saiba como favorecer a hora da soneca

Ilustração abstrata de 3 crianças  dormindo sobre colchões em um fundo estrelado.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Com algumas escolas de Educação Infantil retornando às atividades presenciais, é preciso pensar em como apoiar o sono das crianças no ambiente escolar após tantos meses de confinamento.

Diante de tantas mudanças na rotina, como tornar a hora da soneca acolhedora? Quais atividades contribuem e quais devem ser evitadas para não atrapalhar o repouso?

Para te ajudar com essas questões, elencamos cinco dicas práticas para favorecer o sono e os momentos de descanso entre as crianças. Confira:

1. Engaje as famílias
Incentive as famílias a também criarem um cantinho para o descanso em casa e adotarem práticas relaxantes para induzir o sono de qualidade. Elas também podem trazer sugestões para que o espaço da soneca na escola seja personalizado de acordo com as preferências das crianças. Entenda como os pequenos gostam de dormir, assim a adaptação da rotina na escola será mais tranquila e aconchegante. Aproveite o momento para compartilhar os benefícios do sono para as crianças com os responsáveis.

2. Crie uma rotina
Nesse momento de transição, é esperado que as crianças sintam mais sono, principalmente porque, muitas delas, estavam dormindo e acordando mais tarde em casa. É preciso levar isso em consideração e, aos poucos, estabelecer novas rotinas e rituais para o descanso. A rotina vai contribuir para que se sintam mais seguras e acolhidas para então conseguirem relaxar e dormir.

3. Organize o espaço
É preciso criar um ambiente confortável e tranquilo para a soneca, mas não é necessário ter uma sala exclusiva para isso. Adapte o espaço afastando os móveis e espalhando colchonetes pela sala. Feche as cortinas e apague as luzes aos poucos para que as crianças se acostumem com o ambiente mais escuro. Veja também se a temperatura está adequada para garantir o conforto térmico do espaço.

As crianças podem e devem ser envolvidas nesse processo de organização, escolhendo onde deixar o colchonete e apagando as luzes, o que contribui para estabelecer a rotina. Elas também podem levar objetos afetivos ao ambiente para se sentirem mais seguras, como brinquedos ou até uma peça de roupa da mãe.

4. Faça atividades relaxantes
Criar um ritual de relaxamento para induzir o sono dos pequenos faz toda a diferença. Sons da natureza ou músicas tranquilas são bem-vindas. Na conversa com a família, entenda se algum som faz parte do sono da criança em casa. Assim, é possível incorporá-lo à soneca da turma. Lembre-se: cuidado com sons que agitam as crianças ou perturbam o sono. Também vale fazer uma contação de histórias, desde que sejam histórias calmas, sem altos e baixos, e que tenham um final. Histórias que criam expectativas ou agitam os pequenos devem ser evitadas.

Massagens como a shantala também podem fazer parte do ritual. Os bebês devem receber a  massagem individualmente – óleos corporais de origem vegetal (amêndoa-doce, coco, girassol e uva) ajudam a relaxar. Antes da atividade, consulte os familiares a respeito de alergias ou sensibilidades que as crianças possam ter. Na hora da massagem, convide os pequenos a tirarem os sapatos e meias, deitando-se confortavelmente nos colchonetes. Enquanto aguardam para receber, um amigo pode massagear o outro, assim como a professora está fazendo nos colegas. Para saber mais: Plano de aula: Massagem shantala para a soneca dos bebês.

5. Ofereça opções para aqueles que não desejam dormir
Como nem sempre todas as crianças conseguem dormir, deve-se pensar em atividades individuais e silenciosas para aquelas que desejarem permanecer acordadas. Esses pequenos podem permanecer no mesmo ambiente que os demais, mas caso sejam colocados em outra sala é muito importante que entendam que não se trata de castigo. A falta de sono deve ser acolhida e tratada naturalmente. Em uma distância que permita o sono tranquilo dos colegas, organize um cantinho para os que ficaram despertos. Deixe uma caixa disponível com objetos como tecidos, livros de pano, bonecos e blocos de encaixe. Para saber mais: 5 planos de aula sobre sono e descanso.