Para os educadores

5 ferramentas que vão te ajudar a dormir melhor

Uma lista baseada na meditação guiada para relaxar e ter um sono de qualidade

Ilustração abstrata de professora sentada sobre a lua se preparando para dormir.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Não é apenas o sono das crianças que exige atenção e cuidado. O dos educadores também! Afinal, a privação de sono e o cansaço também impactam o bem-estar dos adultos. Diante da sobreposição de tarefas e dos desafios impostos pela pandemia, esses profissionais precisam – mais do que nunca – ter noites bem-dormidas em benefício da saúde física e mental. 

Para auxiliar os educadores que se encontram exaustos, mas com dificuldades para dormir, elaboramos uma lista com cinco ferramentas baseadas na abordagem da meditação guiada que proporcionam relaxamento e induzem um sono de qualidade. São conteúdos em diferentes plataformas para conhecer o tema e colocá-lo em prática na rotina. Confira:

divisória

1. Headspace - Meditação Guiada (Série)

Esta é uma série de animação da Netflix que explora os benefícios da meditação, apresentando técnicas e práticas guiadas para quem deseja começar uma jornada nesse universo. Passando por diferentes temas – desde como lidar com o estresse até como se conectar com o presente –, a animação explica conceitos do mindfulness e, ao final de cada episódio, propõe um exercício.

Os oito episódios têm, em média, 20 minutos e são apresentados por Andy Puddicombe, cofundador da Headspace. Puddicombe é também monge budista e escritor, que compartilha histórias pessoais e dicas. Inclusive, Headspace é um app gratuito disponível para Android e iOS com práticas de meditação guiada que te ajudam a concentrar, respirar, manter a calma e criar condições para uma boa noite de sono.

2. Headspace - Guia para Dormir Melhor (Série)

Também em parceria com a Headspace, a Netflix lançou o Guia para Dormir Melhor, que ensina técnicas para ter uma noite de sono mais saudável.

Os sete episódios de, em média, 20 minutos desfazem conceitos equivocados e expõem fatos sobre o sono, como quantas horas de descanso são necessárias e a influência da tecnologia neste campo. Também apresentam dicas e terminam com um relaxamento guiado para você dormir bem e começar o dia mais descansado.

3. Atenção Plena, por Mark Williams e Danny Penman (Livro)

O livro Atenção Plena apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações para você se conectar com o presente e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. As técnicas ensinadas pelos autores têm o objetivo de ajudá-lo a se tornar mais compreensivo consigo e a lidar de forma mais tranquila e ponderada com as dificuldades. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, o método da atenção plena tem impactos positivos na qualidade do sono, inclusive em quadros de insônia. Além disso, o livro é acompanhado de um CD, cujos áudios auxiliam as práticas.

4. Wemind (App)

O aplicativo Wemind foi criado por médicos psiquiatras da Universidade de São Paulo (USP) e oferece meditações guiadas que combinam técnicas de mindfulness com técnicas cognitivo-comportamentais. O método foi desenvolvido a partir do conteúdo utilizado em consultório no tratamento de pacientes. As práticas são organizadas em categorias como “Iniciantes”, “Ansiedade e Estresse”, “Sono” e até meditações rápidas de 1 a 3 minutos para os dias mais corridos. Está disponível para Android e iOS.

5. Poetoterapia, por Lázaro Ramon (YouTube)

Com um conteúdo voltado para o bem-estar e alívio do estresse, tensão e ansiedade, o canal no YouTube de Lázaro Ramon oferece vídeos com meditações guiadas, releitura de poesias e histórias, além de mensagens motivacionais. Entre as dezenas de vídeos para práticas meditativas, Lázaro apresenta a playlist Meditações para Dormir com 13 meditações guiadas. Também é possível acessar meditações para ansiedade, medo e estresse, além de outros conteúdos para o bem-estar físico e mental.

divisória

Mais sobre esse tema