Para usar com as crianças

Ferramentas digitais para descobrir instrumentos e sonoridades

Uma lista para ampliar o repertório musical e sonoro das crianças sem sair de casa ou da escola

Ilustração de instrumentos musicais tradicionais e regionais.
Ilustração: Juliana Dacosta/NOVA ESCOLA

Já pensou se um dia as crianças entrassem na sala de aula e se deparassem com um alaúde? Ou, então, uma cítara? Quem sabe ainda um xequerê, um reco-reco, banjo ou trompa indígena? No mínimo, dá para imaginar as expressões de curiosidade dos pequenos, não é mesmo? 

Em tempos de pandemia, colocá-los diante de instrumentos como esses não é missão das mais fáceis, ainda mais por não serem tão comuns de encontrar, como nos casos do violão, pandeiro e uquelele. Mas, graças à internet e às novas tecnologias, é possível explorar a curiosidade das crianças de diversas formas para além do contato físico com os instrumentos musicais e apresentar a elas um repertório musical mais amplo. 

A seguir, compartilhamos uma lista de ferramentas digitais que podem ser utilizadas, sob a mediação dos educadores e familiares, para auxiliar nesta exploração sonora dos pequenos.

divisória

Museu Virtual de Instrumentos Musicais (site)

Que tal levar a turma ao museu para conhecer mais instrumentos musicais sem precisar sair de casa? Essa é a proposta do Museu Virtual de Instrumentos Musicais, que conta o universo da música através de sons, imagens, vídeos, detalhes técnicos e curiosidades dos instrumentos. Dos mais tradicionais aos itens bastante incomuns, a plataforma permite apresentar uma infinidade de sonoridades às crianças, inclusive, representativas de outras culturas. É possível fazer buscas no acervo por meio das categorias de instrumentos – aerofones, cordofones, idiofones ou membranofones – ou ainda fazer uma pesquisa refinada usando filtros. Com o instrumento selecionado, dá para mostrar imagens, vídeos, além tocar o áudio com uma amostra de sua música.

Para te inspirar a também explorar esse acervo, NOVA ESCOLA preparou um vídeo com informações encontradas nesse site.


Programa Maritaca (podcast)

O programa de rádio infantil traz histórias, brincadeiras e muita música com o intuito de estimular a imaginação dos pequenos. Interativa, a ferramenta permite que as crianças enviem suas próprias produções para compor, por exemplo, a seção “Eu canto e conto”, na qual é possível ouvir crianças entoando suas canções favoritas. Já a seção “Procure saber” compartilha dicas de produções musicais voltadas para esse público. O programa foi vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria de melhor produção de entretenimento em rádio, em 2016.


Adivinha Sons (app)

O aplicativo Adivinha Sons é indicado para trabalhar o estímulo auditivo a partir de jogos de percepção e adivinhação dos sons com as crianças. Para tanto, traz mais de 140 músicas, incluindo sonoridades produzidas por animais, instrumentos e sons domésticos. Para cada som que ouvir, a criança terá de escolher a resposta correspondente entre quatro imagens. A proposta é estimular a capacidade dos pequenos de reconhecerem e adivinharem eventos sonoros. 


Canal Barbatuques (vídeo)

O próprio corpo como instrumento musical. Esta é a proposta do grupo musical infantil Barbatuques, que produz música a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas e mãos, entre outros. A técnica desenvolvida pelo Barbatuques vem sendo cada vez mais utilizada em escolas pela facilidade e baixo custo para a reprodução de suas propostas. No canal desse grupo no YouTube, você encontrará diversos conteúdos que podem despertar ideias de atividades para realizar com as crianças. 

divisória

Mais sobre esse tema