Para usar com as crianças

Ferramentas digitais para descobrir instrumentos e sonoridades

Uma lista para ampliar o repertório musical e sonoro das crianças sem sair de casa ou da escola

Ilustração de instrumentos musicais tradicionais e regionais.
Ilustração: Juliana Dacosta/NOVA ESCOLA

Já pensou se um dia as crianças entrassem na sala de aula e se deparassem com um alaúde? Ou, então, uma cítara? Quem sabe ainda um xequerê, um reco-reco, banjo ou trompa indígena? No mínimo, dá para imaginar as expressões de curiosidade dos pequenos, não é mesmo? 

Em tempos de pandemia, colocá-los diante de instrumentos como esses não é missão das mais fáceis, ainda mais por não serem tão comuns de encontrar, como nos casos do violão, pandeiro e uquelele. Mas, graças à internet e às novas tecnologias, é possível explorar a curiosidade das crianças de diversas formas para além do contato físico com os instrumentos musicais e apresentar a elas um repertório musical mais amplo. 

A seguir, compartilhamos uma lista de ferramentas digitais que podem ser utilizadas, sob a mediação dos educadores e familiares, para auxiliar nesta exploração sonora dos pequenos.

divisória

Museu Virtual de Instrumentos Musicais (site)

Que tal levar a turma ao museu para conhecer mais instrumentos musicais sem precisar sair de casa? Essa é a proposta do Museu Virtual de Instrumentos Musicais, que conta o universo da música através de sons, imagens, vídeos, detalhes técnicos e curiosidades dos instrumentos. Dos mais tradicionais aos itens bastante incomuns, a plataforma permite apresentar uma infinidade de sonoridades às crianças, inclusive, representativas de outras culturas. É possível fazer buscas no acervo por meio das categorias de instrumentos – aerofones, cordofones, idiofones ou membranofones – ou ainda fazer uma pesquisa refinada usando filtros. Com o instrumento selecionado, dá para mostrar imagens, vídeos, além tocar o áudio com uma amostra de sua música.

Para te inspirar a também explorar esse acervo, NOVA ESCOLA preparou um vídeo com informações encontradas nesse site.


Programa Maritaca (podcast)

O programa de rádio infantil traz histórias, brincadeiras e muita música com o intuito de estimular a imaginação dos pequenos. Interativa, a ferramenta permite que as crianças enviem suas próprias produções para compor, por exemplo, a seção “Eu canto e conto”, na qual é possível ouvir crianças entoando suas canções favoritas. Já a seção “Procure saber” compartilha dicas de produções musicais voltadas para esse público. O programa foi vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria de melhor produção de entretenimento em rádio, em 2016.


Adivinha Sons (app)

O aplicativo Adivinha Sons é indicado para trabalhar o estímulo auditivo a partir de jogos de percepção e adivinhação dos sons com as crianças. Para tanto, traz mais de 140 músicas, incluindo sonoridades produzidas por animais, instrumentos e sons domésticos. Para cada som que ouvir, a criança terá de escolher a resposta correspondente entre quatro imagens. A proposta é estimular a capacidade dos pequenos de reconhecerem e adivinharem eventos sonoros. 


Canal Barbatuques (vídeo)

O próprio corpo como instrumento musical. Esta é a proposta do grupo musical infantil Barbatuques, que produz música a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas e mãos, entre outros. A técnica desenvolvida pelo Barbatuques vem sendo cada vez mais utilizada em escolas pela facilidade e baixo custo para a reprodução de suas propostas. No canal desse grupo no YouTube, você encontrará diversos conteúdos que podem despertar ideias de atividades para realizar com as crianças. 

divisória

Caixa abrindo

Continue lendo conteúdos exclusivos com acesso ilimitado

Assine o Nova Escola Box e veja sugestões de atividades para aulas remotas e presenciais.

Apenas R$15,90 por mês

Já é assinante Nova Escola Box? Faça login aqui!