Para se planejar

Baixe o calendário 2022, com homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna

Que tal começar a se organizar para o próximo ano embalado pelas obras e personagens do movimento modernista, tão importante para a cultura brasileira? Faça o download e acompanhe as datas e efemérides para estar atento, além de temas e sugestões para preparar suas aulas

Ilustração de alguns artistas relevantes na Semana de Arte Moderna de 1922.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Os últimos dois anos foram marcados pelo esforço de protegermos os outros e nós mesmos, sem deixar que os laços de fraternidade se perdessem na distância. A luta contra a covid-19 não tem sido apenas a da ciência e das sociedades contra um vírus, mas a batalha diária para estar próximo, por meios tecnológicos ou não, de quem mais precisa do nosso apoio. E poucos vivenciaram tão intensamente esse sentimento como os professores.

Não foi fácil a experiência de pensar em aulas e atividades remotas, conhecer e aprender a usar ferramentas digitais, oferecer materiais impressos para alunos que não tinham acesso à internet, lidar com os próprios sentimentos, da equipe e dos estudantes em meio a uma pandemia que tirou a vida de mais de mais de 600 mil brasileiros. Mas temos motivos para alguma esperança após tanto luto e incerteza: o aumento da cobertura vacinal em nosso país tem trazido uma redução considerável no número de casos e óbitos registrados de covid-19. Embora ainda tenhamos de nos manter em alerta, já conseguimos vislumbrar uma saída. 

E a Educação é parte fundamental dessa saída. Ano que vem pode ser a chance de você, professora e professor, estar mais próximo das crianças e alunos e ajudá-los a desenvolverem suas aprendizagens e potencialidades, recompondo o que foi perdido nos últimos anos, contribuindo para sua readaptação ao ambiente escolar, acolhendo suas dificuldades e celebrando suas conquistas. 

Além do enorme desafio que 2022 promete para os educadores brasileiros, será também um ano de grandes e importantes momentos. Eleições gerais no Brasil, Copa do Mundo no Catar, Bicentenário da Independência e a própria luta contra o fim da pandemia serão temas frequentes no noticiário e no nosso cotidiano. Nos links anteriores, você confere sugestões para trabalhar esses assuntos com os alunos em diferentes componentes curriculares, tais como Matemática, Geografia, História e Ciência. 

Um marco muito interessante e relevante para os professores de Língua Portuguesa e Arte será o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a ser celebrado em fevereiro. Além de um conteúdo com 5 propostas para usar com crianças e alunos sobre esse evento fundamental para a consolidação do modernismo no Brasil, preparamos um calendário especial baseado nos personagens e obras do movimento artístico de 100 anos atrás. 

O calendário, que também pode ser fixado no mural da sua escola ou na sala dos professores, traz espaço para anotações e uma lista com diversas datas e efemérides para você acompanhar ao longo do ano e até planejar atividades baseadas nelas. 

Baixe no botão abaixo, compartilhe com os colegas e com os alunos e comece a projetar um ano que promete muitos desafios, mas também, grandes conquistas para todos.

BAIXE O CALENDÁRIO

Mais sobre esse tema