Para usar com as crianças

Lista de cuidados para aproveitar com segurança as atividades com água

Confira dicas e pontos de atenção para mergulhar na brincadeira com as crianças e os bebês

Crédito: Roberto Setton

Brincar com água é diversão garantida em qualquer idade. Mas há cuidados essenciais, que não podem ser negligenciados, sob risco de acidentes. Confira alguns pontos de atenção para as atividades com água na Educação Infantil e as atividades mais adequadas para cada idade.

1. Previsão do tempo 
Atividades com água exigem área externa, então é preciso ter certeza de que a temperatura esteja adequada.

2. Cuidado com o sol 
Protetor solar e bonés ajudam a preservar a pele delicada dos pequenos. Evitar períodos de sol muito forte, pouco antes e depois do meio-dia.



3. Lugar certo 
O chão não deve favorecer o acúmulo de água. Grama (natural ou artificial), areia, terra são boas superfícies para as brincadeiras.

4. Roupa para molhar 
Trajes leves são essenciais. Podem ser os usados em praias e piscinas, embora em muitas escolas os pequenos brinquem apenas com a roupa de baixo. Nada de manter meias ou sapatos, que atrapalham a movimentação. Como pode não dar tempo de secá-las, convém avisar antes os pais para incluir na mochila uma troca de roupa.



5. Água bem rasinha 
Nas brincadeiras com bacias ou banheirinhas, a distância entre uma e outra deve permitir a livre circulação dos pequenos. Tanto nesses recipientes quanto nas piscininhas portáteis, o volume de água deve ficar em torno de 10 centímetros, para impedir qualquer risco.

6. Bolha de sabão 
Se a brincadeira for fazer bolhas de sabão, o mais adequado é que não haja plantas por perto, pois detergentes ou sabonetes líquidos podem ser prejudiciais.

Atividades mais adequadas por faixa etária
Lembre-se: em todas as atividades com água a supervisão de adultos é essencial.

Até 1 ano: Banho de balde. Os pequenos adoram, batem as mãos na água, chacoalham, exploram as possibilidades.

De 1 a 2 anos: Em uma bacia com água rasa (lembre-se, nunca além de 10 centímetros de profundidade) coloque esponjas para a criança brincar de encharcar e espremer.

A partir de 2 anos: Distribua água em potes plásticos de diferentes tamanhos e alturas. Deixe alguns deles vazios. Eles vão curtir a experiência de transferir líquidos de um recipiente para outro.

A partir de 4 anos: Uma guerra de bexigas cheias de água é diversão garantida.

 

Mais sobre esse tema