Para usar com as crianças

Afunda ou flutua? Uma sugestão para brincar e experimentar

No Externato Aldeia, a diretora Helô Reuter usa a brincadeira para explorar a densidade de materiais

Crédito: Roberto Setton

Por que será que alguns objetos flutuam, quando colocados na água, enquanto outros afundam? Essa questão, que envolve o conceito de densidade dos materiais, intriga e provoca a curiosidade dos pequenos. No Externato Aldeia, a diretora Helô Reuter propõe a brincadeira Flutua ou Afunda, uma maneira lúdica de aprender. “Em bacias, colocamos brinquedos que flutuam e outros que vão parar no fundo. Folhas, pedaços de giz, tampinhas de garrafa, pregos, potes, vamos pondo tudo e observando. A experiência continua em outros dias, quando os pequenos constatam que alguns dos objetos que começaram flutuando acabaram no fundo. O que houve? Estimulo o pensamento deles. Sou um instrumento, trabalho para que eles se tornem donos do próprio conhecimento.”

Faixa etária: Todas, pois enquanto os bem pequenos exploram o material e suas propriedades, os grandes elaboram os porquês.

Material: Bacias, brinquedos e outros objetos de diversos tamanhos, pesos e formatos, esponjas, folhas, isopor, garrafinhas, tampinhas de garrafa, potinhos, galhinhos de árvore, pedrinhas, lápis, borracha e tudo o mais que as crianças tenham curiosidade de observar se afunda ou flutua.

Espaço: De preferência na área externa, num dia de temperatura amena, pois os pequenos vão manipular os objetos na água.

Como organizar: Dividir a turminha em grupos em torno das bacias, de forma que tenham espaço suficiente para circular e observar o máximo possível do experimento.

Passo a passo

Crédito: Roberto Setton

Debata as hipóteses: Na conversa que antecede a atividade, incentivar a discussão de hipóteses. Quais objetos vão flutuar e quais vão afundar? O que há em comum entre eles? Por que a pedrinha vai pro fundo da bacia enquanto o isopor boia?

Estimule a experimentação: Durante o experimento, estimule os pequenos a testarem possibilidades. O que acontece quando enchemos a garrafinha de água? Vazia ela flutua, mas cheia ela afunda. Por quê?

Consolide o aprendizado: Na volta para a sala de aula, proponha aos pequenos conversar sobre a experiência, o que cada um observou e concluiu. É uma forma de consolidar o aprendizado.

Mais sobre esse tema