Para usar com as crianças

É hora do banho das bonecas: confira a sugestão de atividade

Com a brincadeira, os pequenos conseguem trabalhar o afeto, a motricidade e as noções de higiene

Crédito: Roberto Setton

Exercitar o afeto, aprender a compartilhar, desenvolver noções de higiene, melhorar a motricidade. Quem diria que brincar de dar banho nas bonecas, aparentemente uma diversão inconsequente, é uma das atividades capazes de proporcionar tanto aprendizado aos pequenos? Pois é verdade. Enquanto se divertem, treinam para a vida adulta, interagem, fantasiam, exploram os sentidos. Vamos experimentar? 

Faixa etária: crianças a partir dos 20 meses de idade.

Material: Bonecas (evitar as de pano, difíceis de secar), bacias grandes e pequenas, banheiras de brinquedo, esponjas, sabonete, xampu, toalhas ou panos e garrafinhas para encher os recipientes de água.

Espaço: Como nas demais atividades que envolvem água, o ideal é promover a brincadeira na área externa. Um gramado é bom lugar, pois, além de confortável, absorve a água que eventualmente caia das bacias.

Organização e passo a passo 

Prepare as bacias: Providencie pequenas bacias ou banheirinhas em número proporcional ao de crianças divididas em grupos. É importante que todas participem e que haja espaço suficiente para circular quando quiserem observar como vai a brincadeira dos amigos.

Observe as interações: Durante a atividade, os pequenos vão dar asas à fantasia, criar personagens, imaginar situações. Todas as reações configuram um interessante material para observar as interações, os vínculos estabelecidos, os papéis desempenhados.

Dê opções: Se algumas crianças não quiserem dar banho nas bonecas, sugira lavar algum brinquedo de preferência, assim não deixarão de participar.

Vá além do banho: A brincadeira completa inclui a tarefa dos pequenos de tirarem as roupinhas das bonecas antes do banho, recolocá-las depois e secar os brinquedos. Esses passos ajudam a desenvolver noções de higiene e a coordenação motora.

Mais sobre esse tema