Para se inspirar

Construindo com gelo: uma atividade para soltar a imaginação

Construir com tijolinhos de gelo estimula a experimentação, a criatividade e as formas de expressão. Vamos convidar as crianças para brincar?

Crédito: Roberto Setton

No Externato Aldeia, em Pinheiros, Brincar com Gelo é mais uma das atividades com água que estimulam a criatividade dos pequenos. “É um tema que instiga a curiosidade e as experiências empolgam, de tal forma que às vezes ficamos uma semana trabalhando em cima disso”, conta a diretora Helô Reuter. “Fabricamos juntos tijolinhos de gelo. Para isso usamos potes de margarina, garrafas de água, que depois de congelados vão servir à imaginação. Na grama, unimos os blocos de gelo com sal e construímos castelos, muralhas, as ideias vão surgindo espontaneamente.” 

Fabricar esculturas de gelo ajuda os pequenos a se expressar, fantasiar, exercita a motricidade, estimula o convívio e o aprendizado sobre os estados da água. Como de líquida virou sólida? Por que o castelinho, depois de exposto por determinado tempo ao sol, se transformou numa poça de água?

Muitas são as possibilidades lúdicas. Colorir o gelo, colocar brinquedos dentro, rechear com flores. São atividades simples que rendem horas de diversão e aprendizado.

Faixa etária: Todas 

Material: Potinhos variados, de preferência retangulares como os de margarina, para imitar tijolos de verdade. Garrafas de tamanhos diversos. Sal para unir os blocos de gelo. 

Espaço: É uma atividade realizada na área externa, de preferência em dias de calor. A grama é um suporte ideal, pois não há problema quando o gelo derreter. 

Organização e passo a passo 

Preparação para a atividade. Crédito: Roberto Setton

Prepare-se com antecedência: Na véspera, separe os potes variados e leve ao congelador, assim os pequenos não terão de esperar horas até que os tijolos estejam prontos. 

Leve para fora: Use pequenas bacias para transferir os tijolos até a área externa. 

Crédito: Roberto Setton

Gelo para todos: Coloque uma bacia para cada grupo, de forma que haja tijolinhos suficientes para todos. Os pequenos devem poder circular para ver o que os amiguinhos estão fazendo, dar ideias, socializar. 

Dê asas à imaginação: Estimule os pequenos a dar vazão à criatividade. Muitas ideias vão surgir e eles vão se entusiasmar com as possibilidades de construir casinhas, muros, castelos. É a imaginação tomando forma.



Mais sobre esse tema