Para usar com as crianças

O passo a passo do volençol

Saiba como planejar para a sua turma o jogo que divertiu a criançada da sala da professora Fernanda

São muitos os desafios enfrentados pelas crianças ao jogar volençol. Na parte corporal, coordenar os movimentos com os colegas. Há também a convivência e o entendimento das regras. “O que acontece quando alguém burla a regra do jogo? São situações que, se ocorrerem, o professor pode levar para a roda de conversa”, diz Karina Rizek, coordenadora pedagógica da Avante Educação e Mobilização Social e formadora da Escola de Educadores.

Quer proporcionar essas experiências para a sua turma? Veja, abaixo, um passo a passo completo para jogar volençol na sua sala.

Foto: Patrícia Stavis/Nova Escola

Indicado para: crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses)

Material: Uma bola leve (pode ser de meia ou dente de leite); lençóis usados, mas não rasgados; regras do jogo impressas para leitura (elas podem ser acessadas aqui); e opções para marcar a pontuação (folha de papel e lápis, giz etc.).

Espaço: A partida deve ocorrer na área externa (pátio, quadra ou gramado). A análise da pontuação pode ser realizada na sala de referência.

1.
Roda de conversa. Convide as crianças a experimentar um novo jogo envolvendo uma bola e dois lençóis. Conte que o nome é Volençol e pergunte se alguém conhece algum jogo com nome parecido. Deixe-as contarem o que sabem. Se ninguém souber nada sobre vôlei, conte um pouco sobre o jogo. Leia e comente as regras. No final, já na sala, retome a roda para o grupo comentar a experiência.

Foto: Patrícia Stavis/Nova Escola

2. Partida. É o momento de as crianças vivenciarem o jogo e o professor observar as estratégias desenvolvidas. Elas precisam entender as regras, que movimentos fazer e como coordenar as ações com os colegas para conseguir marcar pontos.

Foto: Patrícia Stavis/Nova Escola

3. Pontuação. Proponha ao grupo criar maneiras para fazer a contagem e o registro dos pontos. Ofereça apoio, se necessário. A escolha provável é pelo uso de numerais. É possível estimular formas diferentes para representar, comparar e visualizar as quantidades de pontos. Mas, para isso, a turma deve já ter tido contato com gráficos etc.

Foto: Patrícia Stavis/Nova Escola

No site de Nova Escola, você pode encontrar o plano de atividade completo, com orientações sobre o jogo de volençol, preparado pela professora Fernanda Lionese .